Adjori/SC
logo
Barragem de Ituporanga verteu e terá uma comporta aberta
Rodrigo Fachini
Departamento de Comunicação PMRS
31/8/2011 16:01:43
Abertura de comporta não deve comprometer nível do rio.
$alttext
Barragem de Ituporanga verteu

Com o nível da água em torno de 35 centímetros acima do vertedouro, o Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra), determinou a abertura da primeira comporta da barragem Sul em Ituporanga às 14h desta quarta-feira (31). A abertura da segunda comporta está prevista para às 16h, de hoje, sendo que as outras três serão abertas nas próximas 24 horas.

Mesmo com a abertura, a Defesa Civil de Rio do Sul adiantou que a maior vazão de água não afetará de forma direta o nível das águas do rio Itajaí-Açu, que na leitura das 15h, apresentou 7,80 metros. Na barragem Oeste, em Taió as sete comportas permanece fechadas, com acúmulo de 16,30 metros de água, representando 57% de ocupação total. Apesar da diminuição do nível do rio em Rio do Sul, 40 famílias continuam em sete abrigos municipais, totalizando 160 pessoas que recebem auxílio da assistência social. Seis bairros ainda continuam com água em algumas ruas: Canoas, Bela Aliança, Taboão, Pamplona, Canta Galo e Barragem.

O assessor Especial de Defesa do Cidadão, Alécio Leontino Pereira adiantou que a Defesa Civil estadual garantiu o envio de 40 cestas básicas, 40 kits de limpeza e 150 de higiene pessoal que devem chegar a Rio do Sul na próxima sexta-feira (2 de setembro), e distribuído pela Secretaria de Assistência Social. Em caso de emergência a Defesa Civil atende pelo telefone 199.

Barragem de Ituporanga verteu
Ver comentários
Escrever comentários
104 107 ,9