Logo O Rodeense.png
Deniz Engel

Depressão ? Eu?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define depressão como um transtorno mental caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. O quadro também costuma trazer sensação de cansaço e falta de concentração. A doença pode ser de longa duração ou recorrente. Na sua forma mais grave, pode levar ao suicídio. Casos de depressão leve podem ser tratados sem medicamentos e com terapia. Mas, na forma moderada ou grave, pode haver indicação de medicação. Quanto mais cedo se reconhece os sintomas e se começa o tratamento, melhores são os resultados. A depressão é uma das doenças mentais e neurológicas que atingem aproximadamente 700 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS. Isso representa um terço do total de casos de doenças não transmissíveis. De acordo com o IBGE, a depressão afeta cerca de 11 milhões de pessoas no Brasil.

Sentir-se triste em momentos específicos da vida é normal, como após a morte de um ente querido. Porém, algumas pessoas vivenciam esse sentimento de forma muito intensa e por períodos muito longos, que podem não ser apenas dias, mas sim meses e até mesmo anos. O ponto chave da questão é: essas pessoas nem sempre tem um motivo aparente para se sentirem assim.

Fisiologicamente, a depressão é um desequilíbrio no cérebro. Mas, ao contrário de outras doenças, ela não pode ser curada apenas com medicamentos, já que ela é uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Ou seja, sua qualidade de vida, seus relacionamentos e sua maneira de enfrentar o mundo, podem ser os gatilhos para a depressão aparecer.

Se você tem experimentado alguns dos seguintes sinais e sintomas a maior parte do dia, quase todos os dias, durante pelo menos duas semanas, você pode estar sofrendo de depressão:

Humor triste, ansioso ou "vazio" persistente, Sentimentos de desesperança ou pessimismo, Irritabilidade, Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo, Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades, Diminuição da energia ou fadiga, Mover ou falar mais devagar, Sentir-se inquieto ou ter problemas para ficar sentado, Dificuldade de concentração, lembrança ou tomada de decisões, Dificuldade para dormir, despertar de manhã cedo ou dormir demais, Apetite e / ou alterações de peso, Pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio, Dores, dores de cabeça, cólicas ou problemas digestivos sem uma causa física clara e / ou que não se aliviam mesmo com o tratamento.

Humildemente me proponho a ajudar ou amenizar sua dor, não se deixe cair no fundo do poço para pedir ajuda, muitos não chegam a tempo e tiram a própria vida tentando aliviar a dor intensa. Deus ama você. Realizo aos domingos tratamento espiritual contra a depressão.

#ahoradoanjo Igreja do Evangelho Quadrangular Rodeio







Logo O Rodeense.png

Endereço:
Rua Lucínio Cristofolini, 184C Sala 2 - Glória
Rodeio - SC - Brasil