Logo O Rodeense.png
Veridiane Fiorese

Os Perigos das Dietas da Moda

07 Fevereiro 2018 13:58:05

Na tentativa de redução de peso, emagrecimento e na busca pelo corpo perfeito, tem surgido nos últimos anos uma grande oferta de "dietas da moda" que prometem perda de peso rápida e com o mínimo de esforço.

Mas o que são essas dietas da moda? Moda significa algo passageiro, do momento, difundido pela mídia, que adquire seguidores rapidamente por ser fácil e bastante convidativa. Esse tipo de dieta pode ser chamado dessa forma por serem práticas alimentares populares e temporárias, mas que não possuem um fundamento científico.

Dietas da moda são divulgadas em revistas não científicas e incentivam o uso de planos alimentares com restrição energética extrema, como por exemplos as famosas "dieta da sopa", "dieta da Lua", da Proteína, uso de shakes, etc.

A grande maioria dessas dietas leva realmente a uma perda de peso em pouco tempo, o que pode ser vantajoso para algumas pessoas que querem resultados em curto prazo. O problema é que são muito restritas e monótonas e só conseguem ser realizadas por um curto período de tempo, havendo depois um retorno ao antigo hábito alimentar e novamente ao ganho de peso (efeito ¨sanfona¨), muitas vezes superando o peso anterior à dieta.

A busca pela beleza física sem orientação profissional, pode causar consequências maléficas ao organismo, como a deficiência de vitaminas e minerais, queda de cabelo, pele seca, fraqueza, irritabilidade, dores de cabeça, dificuldade de concentração, tontura, perda de massa muscular, anemia e alterações no ciclo menstrual nas mulheres, alteração do trânsito intestinal, sobrecarga renal, aumento nos níveis de ácido úrico, doenças cardiovasculares, alterações hormonais, entre outras consequências patológicas.

O sucesso alcançado por uma dieta depende não somente da quantidade de peso perdido, mas sim do tempo de manutenção do peso reduzido. Um tratamento adequado para obesidade e excesso de peso busca uma perda gradativa de peso e não uma perda rápida como incentivam as dietas da moda.

Dietas nutricionalmente equilibradas, com redução calórica gradual, com proporções adequadas segundo as recomendações de nutrientes, sem restrições drásticas, ricas em fibras alimentares, fracionadas, adaptadas ao estilo de vida, às intolerâncias e preferências alimentares, prescritas individualmente e acompanhadas por profissional habilitado que é o Nutricionista, e ainda aliada à atividade física orientada pelo profissional de Educação Física, é o caminho mais correto e eficaz para atingir os objetivos desejados e um corpo saudável de forma permanente. É necessário, sobretudo haver uma modificação comportamental e reeducação alimentar.






Logo O Rodeense.png

Endereço:
Rua Lucínio Cristofolini, 184C Sala 2 - Glória
Rodeio - SC - Brasil