Logo O Rodeense.png
Jeferson Rodrigo Stolf

Atividade física na adolescência

09 Março 2018 05:53:13

A pré-adolescência é a fase do desenvolvimento humano caracterizada pelo início de transformações físicas, hormonais, comportamentais e sociais observadas nas meninas dos 10 aos 12 anos de idade e nos meninos dos 10 aos 14 anos de idade, em média. A adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta, caracterizada por alterações nos níveis físico, mental e social.

No artigo cientifico "Atividade física na adolescência" os autores relatam evidências de que a prática da atividade física na adolescência, aliada a outros fatores, pode atuar como "efeito protetor" contra doenças, como a hipertensão arterial sistêmica, Além disso, há evidências de melhora na capacidade cardiorrespiratória e na resistência muscular, manutenção da composição corporal e da saúde óssea, prevenção da osteoporose na idade adulta, redução de sintomas de depressão, proporcionando bem estar psicológico.

Nessa fase do processo de crescimento, a atividade física não pode ser vista exclusivamente como uma forma de trabalhar apenas os músculos e ossos do corpo, mais sim como um instrumento de socialização do indivíduo em um meio coletivo, e também como forma de manter o jovem longe dos perigos que essa idade proporciona, como as drogas e o alcoolismo, este último cada vez mais presente na rotina dos jovens, e infelizmente cada vez mais cedo.

Brownell (1995) afirma que, "além dos benefícios fisiológicos, o exercício físico gera efeitos psicológicos positivos, tais como melhora do humor, redução do estresse, aumento da autoestima devido à melhora da auto eficiência e aflora os pensamentos positivos a seu respeito, gerando uma visão positiva de si.

E a musculação como qualquer outra atividade tem seus benefícios para esse público, muito se ouve falar em contraindicação de exercícios com carga para adolescentes, mais como tudo na vida, tem um motivo para isso ser dito, pois como a estrutura óssea desses indivíduos ainda não está completamente formada, duas coisas são primordial para a pratica da musculação, período de adaptação, e observação, ou seja, utilização de cargas baixas, evitando lesões principalmente a nível de coluna vertebral e articulações, e a observação do orientador para a postura e execução correta dos exercícios. Feito assim, não existe contraindicação dessa atividade para o público considerado adolescente.

Infelizmente o desconhecimento de alguns profissionais da área da educação física, que prescrevem de maneira equivocada, exercício semelhantes para indivíduos de idades diferentes, sem respeitar o padrão de desenvolvimento individual, fato esse que pode gerar danos ao corpo, e de ordem psicológicas.

Portanto vocês pais, lembre-se sempre que o exercício físico é um grande aliado na educação e socialização de seus filhos, e se torna primordial no ponto de vista corporal, prevenindo e auxiliando no tratamento de diversas patologias.

Lembre-se sempre, atividade física somente orientada por um educador físico.







Logo O Rodeense.png

Endereço:
Rua Lucínio Cristofolini, 184C Sala 2 - Glória
Rodeio - SC - Brasil