O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg

Eixo eletrometalmecânico avança nas oportunidades para fortalecer o setor

16 Abril 2018 10:22:59

Eixo eletrometalmecânico avança nas oportunidades para fortalecer o setor

07.jpg
Representantes do eixo eletrometalmecânico estiveram reunidos para alinhar ações para desenvolver o setor

Os representantes do eixo eletrometalmecânico de Concórdia estiveram reunidos nesta semana, na sede do SENAI, para alinhar as ações e oportunidades a serem exploradas para desenvolver o setor. A iniciativa integra o Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM) trabalhado no Programa Cidade Empreendedora, implementado no município por meio de parceria entre Prefeitura e SEBRAE/SC.

O encontro contou com a participação da analista técnica do Sebrae/SC, Carolini Demeterko, que avaliou a necessidade do eixo e propôs soluções Sebrae que podem auxiliar no atendimento das demandas.

Entre as iniciativas destacadas por Carolini esteve o Sebraetec, suas áreas de atuação e possíveis dimensões de atendimento. Com isso, o grupo percebeu a possibilidade de preparação para certificação em normas ISO, visando aprimorar métodos e técnicas de produção. “O que mais se enquadra para o eixo está relacionado às questões que envolvem a parte da fábrica para avaliar a gestão de processo, indicadores de produção, projeto de layout, entre outros aspectos. Após conhecer todas as dimensões do Sebraetec, o grupo foi lapidando para verificar o que melhor se encaixa para aplicação no segmento”, explica Carolini.

Também foi levantada a possibilidade para criação de uma Central de Compras com o objetivo de fazer compras coletivas. Para esclarecer o funcionamento e verificar o enquadramento do grupo, na próxima reunião, haverá participação de um consultor especialista em Central de Compras.

Outra questão em debate foi a possibilidade de criação de um banco de oportunidades para que os trabalhadores informais possam fazer um cadastro e as empresas tenham acesso quando necessário. Há pessoas que executam o trabalho na informalidade (soldadores, estrutureiros, serralheiros, etc) e podem contribuir como mão de obra em grandes demandas contratadas. Esta iniciativa pode ser vinculada à Sala do Empreendedor.

A próxima reunião será no dia 08 de maio, às 19h no SENAI.

 

 

 

 

 

MARCOS A. BEDIN

Imagens


Menu

Contatos

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados. Jornal O Tempo.