O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg

Fiscais da Cidasc conhecem processos de produção de sementes da Copercampos

04 Setembro 2017 13:19:49

Visita contou com a presença do Secretário de Agricultura do Estado, Moacir Sopelsa.

cidasc (3).jpg

Os responsáveis pela fiscalização sanitária e vegetal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, realizaram no dia 1º de setembro visita na Copercampos.

O objetivo foi de conhecer os processos que envolvem a produção de sementes, em especial o trabalho dentro das Unidades de Beneficiamento de Sementes – UBS e Laboratório de Sementes. Durante o encontro, o Gerente de Sementes da Copercampos Marcos Fiori, e os Engenheiros Agrônomos Marcos Schlegel e Larissa Bones repassaram informações de produção de sementes.

Fiori ainda apresentou todo o processo dentro das UBS’s da Copercampos até a expedição de sementes, o Tratamento de Sementes Industrial – TSI, como funciona o mercado de sementes na cooperativa, além da evolução na produção de sementes da Copercampos, que nesta safra produziu mais de 1,6 milhões de sacos. No Laboratório de Sementes, a Engenheira Agrônoma Maria Luiza Carlesso apresentou todo o trabalho executado pelo setor.

De acordo com o Gestor Estadual do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal, Eng. Agrônomo Ricardo Miotto Ternus, o encontro possibilita um intercâmbio entre empresa multiplicadora de sementes e órgão de fiscalização. “A visita teve o objetivo de aproximar os elos da cadeia produtora de sementes, ou seja, o multiplicador, beneficiador de sementes, no caso a Copercampos, com o executor do controle externo, que é o estado. E nós, juntamente com a equipe que realiza esta fiscalização, pudemos conhecer áreas da empresa que são novas para muitos fiscais, visualizamos como acontece o beneficiamento, entender as dificuldades no processo, armazenagem e transporte. Conhecemos aqui a estrutura de UBS’s e Laboratório, para que os fiscais visualizem os processos para se produzir uma semente com pureza física, fisiológica e sem misturas de outras espécies cultivadas”, ressaltou.

O Diretor Executivo da Copercampos Laerte Izaias Thibes Júnior esteve participando do encerramento da visita e ressaltou o trabalho da equipe técnica para a produção de sementes de qualidade.

Durante o encerramento, o Secretário de Agricultura e da Pesca Moacir Sopelsa destacou a importância do intercâmbio entre a Cidasc e Copercampos. “A Copercampos é uma cooperativa de produtores que prezam pela qualidade, por um bom produto e essa troca de conhecimentos, para nós que somos do serviço público e temos um compromisso de fiscalizar, devemos visualizar as dificuldades, pensando na ponta final, que é o produtor, e pensando nele precisamos fazer esse intercambio, essa conversa e a Cidasc está de parabéns por essa iniciativa de estreitar conhecimentos. A Copercampos tem a sensibilidade de fazer um produto de qualidade e que agrega rentabilidade ao produtor associado e também para aquele que adquire a semente, que tem a garantia de obter boa produtividade”, comentou o secretário.

 

 

Imagens


Menu

Contatos

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados. Jornal O Tempo.