O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg

JOSÉ MARIA VIGIL E A TEOLOGIA DO PLURALISMO RELIGIOSO - I

10 Julho 2018 10:11:49

Por Adelcio Machado dos Santos

Artigo ADELCIO.jpg
Jor. Adelcio Machado dos Santos (MT/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

Teologia do pluralismo religioso consiste na denominação atribuída, na atualidade, para a teologia das religiões, novo ramo da teologia cujo desenvolvimento teve início em 1960.

 A maior parte dos agentes de pastoral e teólogos não a estudaram em sua formação seminarística ou universitária.

A teologia das religiões ou do pluralismo religioso é teologia, ou seja, reflexão à luz da fé sobre pluralismo religioso, quer dizer, sobre a pluralidade das religiões, sobre o fato de que a religião seja uma, senão muitas.

Na maioria das vezes, a teoria do pluralismo religioso relaciona-se com o diálogo inter-religioso, porque efetivamente não se pode pretender dialogar com pessoas de outras religiões sem definir antes a base desse diálogo: evidentemente, o significado da religião e do pluralismo das religiões.

Todavia, não é indispensável ter experiência no diálogo entre religiões para estudar a teologia do pluralismo religioso, nem será útil somente para os que tenham a missão ou a possibilidade de dialogar com pessoas de outras religiões.

Toda pessoa religiosa precisa se defrontar com o significado da pluralidade das religiões, porque elas estão aí, neste único mundo que se fez tão pequeno por obra dos meios de comunicação.

Em todo caso, o estudo da teologia do pluralismo religioso serve a cada um par ao diálogo interior sobre a própria religião, para realizar um intra-diálogo.

A pluralidade de culturas no mundo cada vez mais é percebida como um fato potencialmente conflitivo.

Depois da queda do Muro de Berlim, cientistas políticos do mundo desenvolvido, adeptos da teoria de que já se teria chegado ao “fim da história” e que o problema ideológico estaria resolvido, lançaram a tese de que o conflito principal no mundo atual já não é econômico e sim cultural: seriam as grandes civilizações as conformadoras dos blocos em conflito.

 Logicamente nesse enfrentamento de blocos culturais o pluralismo religioso aparece em primeiro plano, dado que blocos culturais normalmente se apresentam na figura de blocos religiosos.

 

Jor. Adelcio Machado dos Santos (MT/SC nº 4155 - JP)

Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)

Imagens


Menu

Contatos