O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg

Profissionais vindos da Itália realizam atividades com acadêmicos de Fisioterapia e Educação Física

7[1].jpg
Acolhimento dos profissionais

A Unoesc Joaçaba recebeu na terça-feira, 3 de setembro, o Fisioterapeuta e professor de Educação Física, Francesco Omarini e o fisioterapeuta Vinícius Rosatti Giacomini Ribeiro que atuam na Itália. Eles proferiram a palestra “Preparação Física e Fisioterapia Desportiva: Uma experiência Italiana no alto rendimento”, realizada no Auditório Afonso Dresch e nos dias 4 e 5 de setembro ministraram o curso “Fisioterapia Desportiva e Preparação Física”, no Ambulatório Médico Universitário (AMU).

A vinda dos profissionais Francesco e Vinícius foi possível com o apoio do Setor de Mobilidade Acadêmica da Unoesc e principalmente, por meio das relações construídas pela Rede Internacional de Motricidade Humana (IHMN), que reúne 21 países e 42 Universidades e tem como secretário geral o professor doutor Rudy José Nodari Júnior.

— Estava em uma reunião da rede no Chile e tendo encontrado o professor Omarini convidei para que conhecesse a Unoesc. Ele ficou entusiasmado principalmente, porque há três anos aplica o método de Dermatoglifia, estudado aqui na Unoesc, no time Stella Azurra de Basquetebol de Roma e dessa forma entendeu ser o momento de compartilhar os resultados da aplicação desse método com nossos acadêmicos. Já, o Vinicius, profissional de fisioterapia, que trabalha diretamente com os atletas nas quadras e nas clínicas da equipe Italiana aceitou o convite para compartilhar seus conhecimentos e experiências neste evento das Unoesc — comentou o professor Rudy.

As atividades foram promovidas e prestigiadas pelos cursos de Educação Física e Fisioterapia com o objetivo de contribuir com a formação dos acadêmicos por meio de metodologias que vão além da teoria já vista na sala de aula.

— A socialização das experiências e das práticas por eles vivenciadas na preparação física e fisioterapia desportiva junto à equipe de basquete Stella Azzurra dão aos acadêmicos outras visões sobre as possíveis vertentes de atuação tanto da Educação Física como da Fisioterapia — comentou a coordenadora do curso de Educação Física, professora Elisabeth Baretta.

Já o professor Eduardo Linden Júnior, coordenador do curso de Fisioterapia, complementou afirmando que muitas especialidades relacionadas à profissão surgiram, sendo uma delas a fisioterapia desportiva e diante disso, o contato com os profissionais Francesco e Vinícius serve como inspiração para os alunos.

— Muitos alunos querem trabalhar na área do esporte e os relatos trazidos nessa palestra permitem que entendam como esses profissionais conseguiram chegar onde estão atuando hoje. Serve ainda, para que todos nós conheçamos o que está sendo feito em outro país nessa área podendo comparar com aquilo com o que desenvolvemos aqui — afirmou o professor.

ACOLHIMENTO


Na chegada à Unoesc, o professor Francesco e o Fisioterapeuta Vinícius foram recepcionados pela diretora da Agência de Inovação e Relações Institucionais da Unoesc (AGIR) e também diretora de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão, professora Jéssica Romeiro Mota, pelos professores Rudy José Nodari Junior, Elisabeth Baretta, Josiane Aparecida de Jesus e do professor Eduardo Linden Júnior, além do representante do Setor de Mobilidade Acadêmica da Unoesc Felipe Michelon. Na oportunidade, foi realizado um café de boas-vindas no qual os representantes da Unoesc agradeceram a vinda dos profissionais destacando que a Universidade está de portas abertas para novas parcerias.

CURSO DE FISIOTERAPIA DESPORTIVA E PREPARAÇÃO FÍSICA 


Ministrado no Ambulatório Médico Universitário (AMU) o curso teve 38 inscritos. O objetivo foi mostrar na prática como várias formas de fisioterapia preventiva e preparação física podem ser utilizadas para a recuperação dos atletas, por meio de ensinamentos teóricos e práticos.

— Ficamos muito felizes com a procura pelo curso e diante desse sucesso os professores aceitaram voltar em setembro do ano que vem para fazer dois dias do curso em geral e outros três de aprofundamento em temáticas como Taping (bandagem terapêutica) imobilização, preparação física, reabilitação, entorses, entre outros assuntos relevantes tanto para a área da fisioterapia como a de Educação Física — conclui o professor Rudy José Nodari Júnior.

Imagens



Menu

Contatos