O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg

SECRETARIA DA AGRICULTURA INCENTIVA PRODUTORES RURAIS A CULTIVAREM ERVA-MATE EM PIRATUBA

11 Abril 2019 09:45:15

Setor acredita que ação de encomenda de mudas vai facilitar o acesso ao produto altamente rentável para a propriedade rural.

ff6bfc45a00b457095bd890721c2b2b9_1.JPG

Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing

Um bom chimarrão, servido à qualquer hora do dia; Um hábito saudável, que em Piratuba é sinônimo de amizade, muito recomendado às visitas. A tradição, herança indígena, difundiu-se com o gaúcho, caindo no gosto dos catarinenses. 

Em Piratuba, o cultivo da planta, que no passado era extraída diretamente da natureza, está presente no município há várias décadas. Mas para garantir ramagens de qualidade e obter uma boa erva, é preciso estar atento no momento da formação dos ervais.  

Para facilitar o acesso à mudas uniformes e de alta qualidade, a Secretaria de Agricultura e Meio ambiente, iniciou um processo de encomenda das pequenas plantas.

A informação é do servidor André Turra, que informa que a variedade oferecida é a Cambona 4, que segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – (EMBRAPA), é um tipo de erva-mate suave ao paladar muito indicada especialmente para a elaboração de chimarrão. Este tipo de erva-mate apresenta produtividade duas vezes superior à dos ervais comuns da região Sul do Brasil.

Segundo Turra, cada unidade, custa R$ 1,60, com pagamento no ato da reserva e entrega garantida na propriedade do agricultor. As encomendas podem ser feitas nas dependências da secretaria em horário de expediente.

A orientação do setor é para que os produtores aproveitem o período, considerado ideal para o plantio, que vai até meados de Agosto, e reforce os ervais, com erveiras de origem comprovada.
 

Imagens




Menu

Contatos