Logo
Cartola
Editoria
1
2
3
4
5
SINE DE CAMPOS NOVOS
18/8/2011 17:02:54
COORDENADORA DO SINE DE CAMPOS NOVOS EXPLICA NOVAS REGRAS PARA O SEGURO DESEMPREGO



       O Sistema Nacional de Emprego (SINE) está realizando a troca do programa SIGAE utilizado para o atendimento do trabalhador, pelo MTE Mais Emprego. Com a troca, algumas novas regras referentes ao seguro desemprego têm ocasionado situações diversas entre os trabalhadores.
       A partir de 1° de setembro, o benefício só pode ser encaminhado caso não haja no sistema, nenhuma vaga disponível que se encaixe no perfil do trabalhador.
       De acordo com a coordenadora do SINE, Dilse Bortoli, existem situações em que o trabalhador encaminha o seguro desemprego e possuem vagas disponíveis no SINE com sua ocupação “perfil” e mesmo assim ele não tem interesse pela vaga, no entanto, as regras mudaram. 
       “Era muito comum às pessoas ficarem recebendo o benefício sem procurar outra vaga. Agora, o controle quanto a isso é mais rígido, isso porque se há vaga disponível, quem está cadastrado no SINE como desempregado é obrigado a se candidatar, e se for selecionado por alguma empresa terá que voltar a trabalhar antes de começar a receber o seguro desemprego, caso contrário poderá perder o benefício”, informa Dilse.
        Um pedreiro, por exemplo, ao encaminhar o seguro, deve analisar as vagas disponíveis naquele dia e obrigatoriamente deverá ir à empresa verificar a vaga. O trabalhador se encaixando no perfil, deverá aceitar o trabalho. Se caso não houver vagas no dia, o próprio sistema fará um cruzamento de dados a cada 30 dias, e assim poderá recrutar o beneficiário aparecendo alguma oportunidade.
“Com o atual Programa “TEM Mais Emprego”, temos mecanismos para que o trabalhador só entre no seguro desemprego quando não houver vagas”, destaca ela. Dilse explica que não são todos os trabalhadores que agem dessa forma. “Há quem venha até no Posto do SINE para encaminhar o seguro e quer trabalhar, mesmo ganhando o valor máximo do seguro. São aquelas pessoas que se sentem mais felizes e realizadas quando estão empregadas”.
      As novas regras do seguro estarão em vigor a partir de 1° de setembro em todo o país.
ASCOM – Prefeitura de Campos Novos

 

Ver comentários
Escrever comentários
Prefeitrua de Herval d Prefeitura de Campos Novos (SC) Prefeitura de Joaçaba (SC) Prefeitura Ipira (SC) Prefeitrua de Lacerdópolis (SC) Prefeitrua de Zortéa (SC) Prefeitura Piratuba (SC) Prefeitura de Ouro (SC) Prefeitura de Capinzal (SC)
Rádio Cidade FM 104.9
Em quem você vota para ser presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Capinzal, para o biênio 2015 e 2016, sendo sucessor de Alcedir Afonso Coronetti (PMDB):
Cimara Moreira Baú (PMDB)
Valdelir Francisco de Souza (Jegue / PMDB)
Senair Bressan (PMDB)
Amarildo Pedro Fachin (PMDB)
Antonio Carlos Mantovani (PT)
Carlos Adriano Zocoli (PSDB)
Enio José Paggi (DEM)
Aldair Brandão (Penteado / PPS)