O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg

Unoesc, SRE e SED elaboram livro voltado à implementação do novo Ensino Médio

"Relatório de Pesquisa: Escuta qualificada para um Novo Ensino Médio”

4 (1).jpg

Na tarde de terça-feira, 05, representantes da Unoesc, entre eles o Reitor da Unoesc professor Aristides Cimadon, da Supervisão Regional de Educação de Joaçaba (SER) e de cinco escolas estaduais da região Meio-Oeste estiveram participando do lançamento do livro "Relatório de Pesquisa: Escuta qualificada para um Novo Ensino Médio”, o material foi elaborado meio de uma parceria entre a Universidade, Secretaria de Estado da Educação (SED) e Supervisão Regional de Educação (SRE) e faz parte do Plano de Implementação do novo currículo, um documento norteador para implantação e organização curricular do Novo Ensino Médio (NEM) nas redes estaduais.

Para a elaboração da obra foram realizadas escutas qualificadas nas escolas EEEB Celso Ramos, EEEB Ruth Lebarbechon, EEEB São José, EEEB Frei Crespim e EEEB Mater Dolorum, que são pilotos na implantação do Novo Currículo do Ensino Médio a partir de 2020. Foram ouvidos professores, pais e estudantes que puderam comentar a respeito da daquilo que percebem como necessidades e o que anseiam quanto ao Ensino Médio.

A elaboração do livro contou com o trabalho da Supervisão Regional de Educação representada pela supervisora, a professora Neusa de Matos Barbosa e pela Consultora Educacional Alessandra Nichele Magro. Atuaram ainda, como articuladores dos eixos e construção da pesquisa, os professores da Unoesc Mestre Patrícia Aparecida Pedroso, o  professor doutorando Márcio Giusti Trevisol e a doutora Eliane Salete Filippim. O material foi editado pela Editora Unoesc e disponibilizado na versão impressa para cada escola, podendo ser acessado na forma de E-book.

— Esse é o primeiro passo de um trabalho ainda maior que está por vir que é a aplicação do itinerário dessa nova política educacional no ano que vem. Será um grande desafio dada a complexidade de cada perfil das comunidades escolares e também frente as possibilidades que temos para que isso aconteça — ressaltou a Consultora Educacional, Alessandra Nichele Magro.

— A Regional de Educação em parceria com a Unoesc fez um trabalho além do esperado. Esse livro que representa a voz das nossas comunidades escolares e precisamos agora, fazê-lo ganhar vida — reiterou a supervisora regional de Educação, Neusa de Matos Barbosa.

Tanto o livro com os resultados das escutas, bem como, as intenções voltadas à cada comunidade escolar serão apresentadas na próxima semana em uma reunião na Secretaria de Estado da Educação (SED).

— Estar com os professores pais e alunos realizando as escutas e poder transformar esse acompanhamento em livro é um resultado muito positivo. Estamos confiantes de que esse material  servirá para nortear boas ações junto às escolas de nossa região — concluiu a professora da Unoesc patrícia Aparecida Pedroso.

 

Link do E-book:   https://www.unoesc.edu.br/editora/livros-single/e-book-gratuito-relatorio-de-pesquisa-escuta-qualificada-para-um-novo-ensin  

Imagens



Menu

Contatos