O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg

Projeto sobre instalação gratuita de bloqueadores de ar nos hidrômetros é aprovado na Câmara

13 Maio 2019 12:46:24

Câmara de Vereadores de Concórdia o projeto de autoria do vereador Closmar Zagonel (MDB)

Projeto sobre instalação gratuita de bloqueadores de ar  1.JPG

Está aprovado em primeira votação na Câmara de Vereadores de Concórdia o projeto de autoria do vereador Closmar Zagonel (MDB), que pode obrigar a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), detentora da concessão no município, a instalar gratuitamente bloqueadores de ar nos hidrômetros dos clientes que formalizarem a solicitação. O documento será analisado novamente no Legislativo nesta quarta-feira (8) e, caso aprovado, depende ainda da sanção do prefeito.

Nas justificativas contidas no documento, que poderá entrar em votação já no primeiro bloco de sessões do ano na Câmara, está o fato de que a instalação de equipamento bloqueador de ar poderia evitar, nas palavras do vereador, que o consumidor concordiense pague por quantidades além da consumida.  “Isso ocorre porque o cálculo para a cobrança da taxa de água pode ser alterado com a entrada de ar, lesando os consumidores, principalmente com tanta falta de água. Quando ela retorna, os canos ficam cheios de ar”, frisa Zagonel.

O projeto prevê que as despesas com aquisição e instalação do bloqueador de ar devem ser suportadas pela empresa concessionária – que no momento é a Casan, mas deve valer também caso haja mudança - e que o equipamento deverá estar em conformidade com a legislação editada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Na prática, caso o documento seja novamente aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, a Casan deverá ter um prazo – ainda a ser estabelecido - para instalar os equipamentos após a solicitação dos clientes. “A nossa intenção é resguardar a população do nosso município, que vem pagando contas de água que quase nunca correspondem ao valor realmente consumido”, defende o peemedebista.

NOVOS JÁ COM BLOQUEADOR

Além de tratar na mudança dos hidrômetros já instalados, Zagonel sugere que os novos equipamentos instalados nas unidades consumidoras do município já sejam munidos de bloqueadores de ar, para evitar qualquer tipo de problema em relação à medição de consumo.

 

 

 

Imagens




Menu

Contatos