O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg

Saúde de Piratuba está mobilizada na vacinação contra a influenza

Campanha de imunização iniciou nesta segunda-feira, dia 25

SAÚDE DE PIRATUBA 1.jpg

A equipe da vacinação da Secretaria de Saúde de Piratuba já está trabalhando na 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. Desde segunda-feira as enfermeiras responsáveis pela imunização estão recebendo os piratubenses na Unidade Mista de Saúde. A campanha segue até o dia 20 de maio e o dia “D”, com atendimento o dia todo, será realizado no dia 30 deste mês.

Os grupos prioritários para receber a vacina são, Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, (até 45 dias após o parto), idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da Saúde, portadores de doenças crônicas, diabéticos, transplantados e pessoas com síndrome de Down. “A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode gerar complicações graves, geralmente pulmonares e que podem levar ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco, os idosos e crianças”, explica a enfermeira Andressa Heckler.

Ela comenta também que a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. “Infelizmente são vários os meios de contaminação e a vacinação é uma das medidas mais efetivas para prevenção”, destaca Andressa.

A campanha está sendo realizada na Unidade Mista e para fazer a imunização é preciso apresentar a carteirinha de vacinação. Pessoas acamadas serão vacinadas em casa, pela equipe de Saúde. “Nossa meta é vacinar mais de 1.400 pessoas. Nossa equipe está preparada para atender os piratubenses e como nas demais campanhas, vamos alcançar a meta”, adianta o secretário de Saúde, Ladi Cowacicz. “As pessoas acamadas que não têm condições de vir até a Unidade, serão vacinadas em casa. Nossa equipe irá até elas”, informa ele.


Texto e foto: Cristiano Mortari / Assessoria de Imprensa - Prefeitura

 

Imagens




Menu

Contatos