MEL ORGÂNICO

Cooperativa de Irineópolis vai oferecer alimentos para Escolas Estaduais da Região

30 Maio 2016 14:44:29

Governo do Estado assinou contrato com 27 cooperativas de agricultura familiar

Paulo R Ferreira
PG 07 - Agronegócio Matéria Principal.jpg
Foto: ASCOM/SC
Reunião para assinatura dos contratos e Lages

A Comsol, Cooperativa de Organização, Produção e Comercialização Solidária do Planalto Norte de Santa Catarina de Irineópolis vai fornecer alimentos naturais para a merenda das Escolas Estaduais da Região. O contrato foi firmado na última sexta-feira, 20, em Lages.

                Apesar de trabalhar com vários alimentos e contar com sete filiais em diferentes cidades do Planalto Norte, a cooperativa vai oferecer apenas 1 produto a rede estadual, o Mel Orgânico que é produzido na comunidade do Molina em Porto União.

                Escolas de todo o Planalto Norte e cidades da região de Joinville receberão o Mel Orgânico da Cooperativa que espera entregar mais de 10 toneladas do produto em 2016.

Sobre a Assinatura dos Contratos:

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps assinaram contratos com 27 cooperativas de agricultores familiares para fornecimento de produtos para a alimentação escolar dos cerca de 550 mil alunos da rede pública estadual. Com a compra dos produtos, mais de dois mil agricultores serão beneficiados.

“Vamos apoiar a produção local, as pequenas propriedades, as famílias rurais. Esse modelo é um processo dinâmico, sob o ponto de vista econômico, social e de qualidade na alimentação. É um grande ganho. Os agricultores precisam de apoio para permanecer onde estão e ter resultado de produção e competitividade. Esse contrato é uma forma de valorizar esse povo trabalhador”, disse o governador.

Os 15 produtos adquiridos são: arroz integral, arroz parboilizado, feijão preto, farinha de milho, farinha de mandioca, farinha de trigo, biscoito caseiro de milho, biscoito caseiro de laranja, biscoito caseiro de polvilho/coco, doce de banana, leite UHT, leite em pó, mel de abelha, suco de uva, óleo de soja.

Conforme Deschamps, as cooperativas vão entregar os produtos diretamente nos Centros de Distribuição da merenda, e assim serão encaminhadas para as escolas. A partir de hoje, as cooperativas já estão autorizadas a encaminhar os produtos. As entregas serão mensais, totalizando seis neste ano. 

O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Airton Spies, informou que estrutura fundiária de Santa Catarina, é baseada na agricultura familiar. Nove entre 10 propriedades rurais têm menos de 50 hectares e elas respondem por 70% da produção agropecuária. Santa Catarina tem 200 mil propriedades rurais economicamente ativas, destas 85% (167 mil) são classificadas como agricultores familiares.



lllll.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina