Agronegócio

Empresa de tabaco pode ter dado golpe de até 5 mi em produtores da região

25 Setembro 2015 10:01:31

Denúncia foi feita pelo coordenador do PROCON de Canoinhas na Câmara de Vereadores

Na sessão da Câmara de Vereadores de Canoinhas que aconteceu na segunda-feira, 21, o coordenador do PROCON de Canoinhas, Antonio Carlos Gomes dos Santos, denunciou uma irregularidade que constantemente tem sido recebida no PROCON. As vítimas são agricultores, produtores de tabaco, que teriam sido negativados pelo Banco do Brasil após não quitarem débitos de empréstimos que não contrataram.

De acordo com a declaração de Santos, os agricultores lesados, teriam estabelecido os negócios da safra com a empresa INTAB, Indústria de Tabacos LTDA. Ela era a operadora dos valores financeiros referentes a produção de 2014 e deveria ter pago o Banco do Brasil. Ela chegou a fazer as deduções dos valores nos pagamentos dos agricultores, porém, não repassou os valores a instituição financeira.

O PROCON estima que mais de 100 produtores tenham sido lesados só na região do planalto norte. Os valores chegariam até 5 milhões de reais.

Vários produtores de tabaco chegam a chorar ao pedir ajuda no serviço de defesa do consumidor: “desde pequeno o pai falava que homem honrado pagava as contas, e agora estou devendo pro banco e nem sabia” afirma Anderson, produtor de Bela Vista do Toldo.

Baseado no código de defesa do consumidor, o PROCON quer saber qual a origem das dívidas, uma vez que os agricultores nunca sacaram o valor que lhes está sendo cobrado. Todo o custeio foi repassado a empresa fumageira, não criando vínculo entre o agricultor e o Banco do Brasil.

Outros casos semelhantes, vinculados a mesma empresa estão sendo divulgados em outras regiões. O presidente da AFUBRAS, Associação dos Fumicultores do Brasil, que atua nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também está investigando a empresa a fim de esclarecer qual foi o erro estabelecido entre as três partes, fumageira, banco e agricultores. Em uma conversa por telefone, a empresa teria alegado que encontra-se com dificuldades financeiras.

A INTAB é uma empresa com mais de duas décadas de atuação no mercado do tabaco e presente nos principais municípios produtores da região Sul do Brasil. Ela tem sede no Rio Grande do Sul e tem sua sede em Canoinhas desde 2010. Atualmente a organização é representada pelo Sr. Darci Fischborn, presidente e pelo Sr. Ingo Arnaldo Fischborn, vice-presidente.



lllll.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina