PROPRIEDADES RURAIS

Porteira Adentro viabiliza obras em propriedades rurais

28 Março 2016 08:24:57

Em 2015 diversos empreendimentos do meio rural receberam serviços como terraplanagem

Com Assessoria
Pg 07 - Porteira Adentro.jpg
Foto: ASCOM/Canoinhas
Porteira Adentro viabiliza obras

Criado em 2005 com o objetivo de auxiliar produtores rurais, realizando serviços de infraestrutura no interior das propriedades, o Programa Porteira Adentro também estimula o crescimento da atividade agropecuária, promovendo o desenvolvimento do município e incentivando a permanência das famílias no campo. Em 2015 diversos empreendimentos do meio rural receberam serviços como terraplanagem, conservação e revestimentos de estradas de acesso dentro das propriedades, valetamento, entre outras ações.

“A prefeitura sempre está ajudando a gente na parte das estradas e acessos da granja e também com porteiraadentro na parte de acesso para dentro da propriedade. Agora nesta nova granja está auxiliando com acesso e terraplanagem para facilitar construções”, conta o médico veterinário, Rodrigo Martins, que há mais de 17 anos dedica-se à produção de suínos em Canoinhas. Atualmente possui uma Unidade Produtora de Leitões (UPL) com 300 matrizes, com a produção de leitões até a saída da creche. Com o apoio da Prefeitura, por meio do Programa Porteira Adentro, será possível a construção de uma Unidade de Terminação (UT) para 1.200 animais, que receberá os leitões da UPL executando as fases de crescimento e terminação.

Ao se inscrever no Porteira Adentro, o produtor paga uma taxa referente a 50% do custo operacional, o restante é custeado pela prefeitura. Os valores pagos pelos beneficiários do programa são revertidos para o Fundo Municipal de Agricultura. Com os recursos deste fundo, a secretaria faz o pagamento de manutenção de máquinas da prefeitura que atuam no programa.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke, que frequentemente visita as propriedades rurais atendidas pelo programa para conferir o desenvolvimento dos trabalhos, comenta que as ações do Porteira Adentro são monitoradas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e representam um grande avanço no fortalecimento da economia local. “Buscamos sempre trabalhar com a agilidade para permitir a melhoria dos controles de gestão dos programas, tanto em nível de escritório quanto de campo, proporcionando assim a realização de mais atendimentos e o desenvolvimento das propriedades rurais e de nosso município”, enfatiza Mielke.

De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Rural, em 2015 pelo Porteira Adentro foram 1.625 horas trabalhadas com a escavadeira hidráulica; 958 horas de trator esteira e 614 horas com a retroescavadeira.



lllll.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina