Capacitação

Produtores de hortaliças de Canoinhas conhecem SPDH

17 Julho 2016 19:37:48

Nas propriedades rurais os agricultores de Canoinhas conheceram o funcionamento do programa

ASCOM/EPAGRI
PG 07 - Matéria 02.jpg
Agricultores

O Sistema de Produção Direta de Hortaliças (SPDH), desenvolvido pela Epagri, está em plena expansão em Santa Catarina, alcançando ótimos resultados em produtividade e sustentabilidade. Interessados nas vantagens, 17 horticultores de Canoinhas participaram de uma excursão técnica com destino à Grande Florianópolis para conhecer o SPDH. A viagem aconteceu no dia 7 de junho com recursos do Programa SC Rural.

Adolar Eleutério Voigt, extensionista rural da Epagri em Canoinhas foi o organizador da excursão. Ele contou com apoio dos extensionistas Marcelo Zanela e Carlos Koerich, da Regional de Florianópolis, que selecionaram as propriedades a serem visitadas nos municípios de Angelina e Anitápolis e apresentaram o Sistema aos agricultores.

Nas propriedades rurais os agricultores de Canoinhas conheceram o funcionamento do SPDH e os problemas enfrentados inicialmente. Os técnicos mostraram também os desafios que esta mudança de sistema de plantio proporciona na dinâmica do solo, da água, do controle de plantas espontâneas, na adubação e correção da fertilidade dos solos, além do controle da erosão, que esta prática ajuda a evitar.

Adolar comenta que essa sensibilização e uniformização dos conhecimentos são necessárias para iniciar o SPDH na região de Canoinhas. “É um sistema diferente e todos têm algumas dúvidas e medos para iniciar”, descreve o extensionista da Epagri, que afirma esperar que a iniciativa diminua os custos de produção e reduza o uso de agrotóxicos e adubos químicos, dando maior competitividade para que os horticultores de Canoinhas possam alcançar novos mercados.



lllll.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina