Cidades

Procon de Canoinhas dá dicas sobre compra de Material Escolar

12 Janeiro 2016 14:50:56

Prefeitura de Canoinhas
material escolar
Foto: Divulgação

Com o objetivo de auxiliar consumidores que procuram nesta época os menores preços em materiais escolares, o Procon de Canoinhas elencou importantes dicas para o consumidor não ter nenhum prejuízo durante o período de volta às aulas.

É recomendável antes de realizar as compras fazer um balanço de todo material que restou do período anterior para verificar a possibilidade de reaproveitamento. Na hora da aquisição é importante realizar uma pesquisa de preços. Se a compra for a prazo, verifique a taxa de juros. Se for à vista peça desconto e nas promoções, verifique a veracidade da oferta. Quando o pagamento for realizado com cheques pré-datados, essa modalidade de pagamento deve ser especificada na nota fiscal, pois esta é uma forma do consumidor garantir o depósito na data prometida pela loja.          

O coordenador do órgão, Antônio Carlos Gomes dos Santos afirma ainda que a boa e velha pesquisa não pode faltar. “Guarde todo o material publicitário, pois além de ajudar na análise dos preços, a publicidade faz parte do contrato e deve ser cumprida, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor”, destaca. Outra dica é reunir um grupo de consumidores para compras em grandes quantidades, já que algumas lojas concedem descontos para este tipo de aquisição. “Nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Evite comprar objetos com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados”, explica.                                    
Em caso de defeito em cadernos, canetas, livros, mochilas e outras mercadorias, o Código de Defesa do Consumidor garante os direitos do consumidor, mesmo quando o produto é importado. O prazo para reclamar defeitos em produtos não duráveis é de 30 dias após a aquisição e para os produtos duráveis é de 90 dias.


A nota fiscal deve ser sempre exigida, pois é documento indispensável para o caso da ocorrência de problemas com as mercadorias. Para mais informações o consumidor pode ligar para o Procon Municipal no telefone 47 3624-0927 ou se preferir ir até a sede, onde fica localizada na Rua Coronel Albuquerque, n°560, anexo ao antigo Colégio Comercial.



lllll.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina