Educação

Alunos da EEF Sagrado Coração de Jesus se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática

21 Setembro 2015 16:12:57

Há dois anos nossa escola recebe premiação por ter um número significativo de destaques

SDR Canoinhas
Equipe da escola com alunos medalhistas da OBMEP em 2014.JPG

A Escola de Ensino Fundamental (EEF) Sagrado Coração de Jesus, em Canoinhas, vem se destacando a dez anos nas participações das edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Nesse ano, 30 alunos da escola foram classificados para a segunda fase da OBMEP, que aconteceu no sábado, 12 de setembro. A instituição de ensino participa desde a primeira edição, em 2005.

A supervisora escolar Maria Jociane Woitexen conta que todos os anos alunos recebem menção honrosa ou medalhas. “Nossos alunos já receberam medalhas de ouro, prata e bronze”, destaca. O diretor da instituição, James Brey, ressalta que os professores também são premiados. “Há dois anos nossa escola recebe premiação por ter um número significativo de destaques.

Em 2014 a EEF Sagrado Coração de Jesus foi a única escola premiada da região e recebeu três medalhas de bronze, com os alunos Elian Gustavo Chorny Babireski, Mateus Seleme Brehmer e Vinicius Todt. Também recebeu certificados de Menção Honrosa para os alunos Anari Pereira Pieczarka, Ewaldo Whlmann Junior e Jonatan Elian Sabatke dos Santos. Os alunos que receberam a medalha no ano passado participam do Programa de Iniciação Científica, que está sendo realizado gratuitamente ao longo desse ano, na EEB Santa Cruz..

Para a supervisora da escola, o bom resultado na OBMEP vem da escola investir na capacitação dos professores e na aquisição de material didático. “Nossa escola tem um espaço para o Laboratório de Matemática, que está sendo constantemente aprimorado”, destaca Maria Jociane.

A instituição também oferece aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem na matemática, a participação no Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA), que é realizado pela Secretaria de Estado da Educação.

As professoras de Matemática responsáveis pela OBMEP na escola são Joelma Aparecida Medeiros do Nascimento, Marinês Maria Maiéski Kaschuk e Leocádia Wolsk.

“Vamos aguardar o resultado final desse ano que será divulgado no final do mês de novembro, e continuamos acreditando no potencial de nossos alunos e profissionais que aqui atuam”, conclui o diretor James.

 

Alunos da EEF Sagrado Coração de Jesus classificados na 2ª fase da OBMEP desse ano

Amanda Carolina Leithold – Ana Beatriz Niepcue – Ana Flávia de Souza Rosa – Anari Pereira Pleczarka – Bruna Taiana Zoerk Muhlmann – Bruno Gielinski – Camila Tochetto – Diego Vozniak dos Santos – Elian Gustavo Chorny Babireski – Gabriel Soek Ricardo de Jesus – Helen de Fátima de Oliveira Fin – João Vitor de Oliveira Fuck – Jonatan Elian Sabatke dos Santos – Julia Beatriz Pickisius – Kaue Rian Kaschuk – Lara Calina Caetano – Luana Stelzner Tavares – Lucas Piechontcoski Bento – Luis Felipe Borges – Marcos Vinicius Bigas – Maria Luana Hoppe Sabatke – Marina do Couto de Souza – Mateus Seleme Brehmer – Matheus Rocha – Pedro Mogatz – Rafal de Andrade Maffezoli – Rafaela Soares Bueno – Victor Augusto da Silva Eggers – Vinicius Todt – Willian Rovea.

 

 

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

 

Classificaram-se para fazer a 2ª fase da prova 888.822 alunos de mais de 42.312 escolas de todo o país, sendo 280.136 alunos do nível um (6º e 7º do Ensino Fundamental); 262.718 alunos do nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental); e 345.968 mil alunos do nível 3 (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio).

 

A correção será realizada em duas etapas – a primeira, regional, por professores universitários indicados pela coordenação da Olimpíada, e a segunda, nacional, por um grupo de professores supervisionado pelo comitê de provas da OBMEP.

 

A divulgação dos resultados acontece no dia 27 de novembro. Serão divulgados os premiados da OBMEP 2015, sendo 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze) e cerca de 46.200 ganhadores de menções honrosas.

Os 6.500 medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC 2015), que será realizado ao longo de 2016. Também serão premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem em virtude do desempenho dos alunos.

 

A OBMEP tem se mostrado uma ferramenta muito útil no ensino de uma disciplina considerada difícil por todos. Quando bem aproveitada, além de contribuir para o futuro aumento do número de profissionais qualificados nas áreas de ciências exatas e engenharias no país, a Olimpíada promove um aprendizado satisfatório para os alunos de uma escola ou de uma comunidade.

 

OBMEP 2015 - Foram inscritos na OBMEP 2015 17.972.333 alunos de 47.580 escolas, localizadas em 5.538 municípios (99.48 % do total). A prova da 1ª fase, realizada no dia 2 de junho, foi composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e aplicada nas próprias escolas.

 

* Na foto, da (esquerda para direita): Arlete Maria Wunsche, aluno medalha de bronze em 2014 Mateus Seleme Brehmer; diretor James Luis jBrey, aluno medalha de bronze em 2014, Vinicius Todt; e professora de matemática, Joelma Medeiros do Nascimento.

 


lllll.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina