POLÍTICA

BLOCÃO DA RESISTÊNCIA - Política em Rede

22 Maio 2016 09:29:31

Coluna Semanal Publicada pelo Ótimo e Diário do Planalto

Paulo R Ferreira
PG 05 - Foto Matéria Principal.jpg
Foto: Diário do Planalto
Lideranças municipais do bloco

Blocão da Resistência

                É sabido por boa parte dos partidos políticos de Canoinhas que consultaram as últimas pesquisas que o cenário da cidade aponta, mais uma vez, para um número limitado de candidatos a prefeito. As duas opções respondem por nomes de “Beto” e nem de longe tendem a agradar 100% dos eleitores do município. Por fora, outros projetos vêm tentando ganhar destaque, mas acabam sendo descartados antes mesmo de uma cogitação pública. Todos sabem que uma terceira via teria chance de levar a prefeitura, mas, ninguém de fato quer colocar seu nome a teste, afinal, se a terceira via realmente é viável, ser derrotado nessa posição poderia decretar o fim de uma carreira política. Pike sabe disso e tende a continuar esse flerte fatal que vem mantendo com o PMDB. Sem dar tanto destaque a majoritária, negocia o futuro de sua sigla, o PR. Dizem alguns, que o vereador tem boa articulação para sugerir nomes e que em uma possível reedição do governo PMDB teria alguns indicados a mais nas secretarias municipais. Vereadores para isso ele tem. O PR foi o partido que fez a maior captação de lideranças no último ano. Tornou-se o aquário dos robalos*. Na contramão os partidos que estavam nadando individualmente até então, resolveram formar um cardume. PP, PSDB, PSB, PPS, PDT, PSC e PTB sentaram a mesa e discutiram prós e contras de formarem uma aliança, não também para a majoritária, mas, para um “Blocão de Resistência” frente ao jogo adotado pelo Governo e seu principal opositor. É uma estratégia de defesa que tende a apresentar ao cidadão canoinhense uma terceira via parlamentar e assim garantir espaço no pelito deste ano. E sim, a união destes todos enfraqueceria as barganhas de Pike. Num primeiro momento as lideranças do bloco acreditam conseguir lançar 40 candidatos a vereador e com chance real de eleger um número bem expressivo. Otimistas falam em 5 cadeiras. Se o plano se concretizar, o PMDB terá de rever a estratégia de alianças e quem se beneficiará será o eleitor que terá o compromisso de um bloco que pedirá a renovação política através da Câmara de Vereadores.

PSDB vai ouvir lideranças

O PSDB começou a discutir com sua base o projeto do “blocão” no último sábado, 21. O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso realizou um encontro com os pré-candiadtos a prefeito, vice-prefeito e vereadores de mais de 10 municípios da região do planalto norte catarinense, no Hotel Santa Catarina Plaza Hotel (Rua Vidal Ramos – Centro). O encontro contou com a presença do advogado Nikolas Salvador Bottós, de Florianópolis, que falou sobre a legislação eleitoral, e do deputado Vicente Caropreso, promotor da reunião, que ministou palestra sobre “Como ser um candidato vencedor”.

Beto Passos

Pessoas próximas dizem que tá perdendo o fôlego.

Beto Faria

Na prefeitura ele diz que ainda nem é candidato, porém, trabalha muito bem nos bastidores pela sua eleição. Conseguiu recuperar seu crédito com a base do PMDB.

PP

O Partido Progressista tentou concretizar o nome de um médico para compor uma majoritária. Ainda negocia, mas lideranças já admitem que não haja hábil para fortalecer uma campanha.

Conferências

Os municípios catarinenses têm até o dia 05 de julho para realizar as Conferências das Cidades. Nesse espaço os participantes debatem e sugerem temas para compor uma edição nacional do evento.

 

Canoinhas

O Município já realizou a sua na última sexta-feira, 13. Os principais temas abordados foram habitação, saneamento e mobilidade urbana.

No Estado

Eduardo Deschamps foi nomeado conselheiro nacional de educação. O mandato é de 4 anos. O Último Catarinense a integrar o Conselho foi Padre Paulo, que deixou o cargo em 2006.

No Brasil

Temer está refém da Câmara Federal. Está praticamente sitiado. Meteu os pés pelas mãos ao permitir que o LÍDER DO GOVERNO seja um deputado com um currículo tão precário. André Moura já foi condenado pelo Tribunal de Contas da União quatro vezes por irregularidades na gestão de dinheiro público, multado por improbidade administrativa. Foi proibido de concorrer à eleição em 2014 e teve duas de suas contas de campanha rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Só é deputado federal porque conseguiu uma liminar que permitiu que ele fosse empossado, mesmo tendo sido declarado inelegível pela Justiça.

Pra Encerrar

Em Três Barras parece que uma onda de calmaria paira pela cidade. Mas como era de se esperar tem muita gente fechando com o lado do governo, sem querer que a oposição saiba disso. Daí ficam sorrindo e acenado.

Uma boa semana, forte abraço e até a próxima edição.

 

*Robalo é uma espécie de peixe de água da família dos Centropomidae que são encontrados nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. São peixes grandes e considerados nobres.



lllll.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina