POLÍTICA EM REDE

Política em Rede - E que comecem as convenções

17 Julho 2016 18:46:19

Coluna Semanal Publicada pelos Jornais Ótimo e Diário do Planalto

Paulo R Ferreira
Canoinhas Noite 01.JPG
Foto: Rafa Spies
Canoinhas - Noite

E que comecem as convenções

                Agora é oficial. A fase popular das Eleições 2016 começaram. A partir da próxima quarta-feira os partidos já podem realizar suas convenções para aprovação dos nomes e coligações de quem irá concorrer nas chapas majoritárias e para os cargos de vereador das eleições 2016. Ambos partidos devem realizar seus encontros e votações (ou aclamações) até o dia 05 de agosto. Quem não realizar perde o direito de registrar candidatura. No caso das convenções não indicarem o número máximo de políticos, as vagas que sobram devem ser preenchidas em até 30 dias antes do pleito, não mais 60 dias, como era na legislação anterior. Como já é de conhecimento geral, muita coisa mudou neste pleito. Com a nova redação mudou para o dia 15 de agosto a data final para solicitação do registro dos candidatos do ano eleitoral. A Lei determina que o prazo de entrada do requerimento de registro de candidato a cargo eletivo em cartório ou na secretaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminará, sem possibilidade de prorrogação, às 19h do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições. A redação anterior do dispositivo previa como prazo final o nonagésimo dia anterior à data das eleições. Em Canoinhas o PR deve realizar a sua já no próximo final de semana. Da mesma forma os Progressistas de Três Barras, DEM e PT devem realizar a convenção no sábado, 23. Em Três Barras o salão preferido para o ponto inicial da campanha é o Centro Eventos Milton Miguel no Bairro São Cristóvão.

BLOCO GOVERNISTA

Em Três Barras: “Eu quero fazer a gestão pública da cidade e projetá-la para os próximos 20 anos”. É o que Emílio Gazaniga tem dito a aliados.

BLOCO OPOSICIONISTA 1

“O meu jeito de governar é para os mais pobres”. Chavão de Luiz Shimoguiri repetido em visitas no São Cristóvão.

BLOCO OPOSICIONISTA 2

Ernani Jr é o convidado de Gilson Nagano para compor sua chapa como vice na corrida pela prefeitura de Três Barras. Apesar de não haver um acerto definitivo ainda, Jr garante que as conversas estão bem adiantadas.

FORÇA DA CÂMARA

Se confirmar a coligação PSD/PSB – Gilson e Júnior – o grupo somaria em seus quadros a força de 7 vereadores. Os próprios candidatos a prefeito e vice, que foram eleitos no último pleito e mais 5, já que Abraão Mussi deixou o PT e João Canani que deixou o PP para embarcar no novo projeto.

PMDB Três Barras

Provando a renovação do partido no município a sigla vai de chapa pura para de vereadores para eleição de 2016. Apenas Rildo Voigt é pré-candidato que já concorreu ao cargo pelo partido. Todos os outros são novidades. Otimistas apostam que o PMDB consegue 3 cadeiras neste pleito.

CANOINHAS

“Os mais ‘ligeiros’ já pularam todos para o lado de Beto Passos”, afirma um presidente de partido ao prenunciar o resultado das eleições desse ano.

BETO FARIA

Continua na confortável posição de ser prefeito. Faz e recebe visitas, vai a posses e até exposição fotográfica andou conferindo. Afirma que a obrigação da Campanha não é dele. Lembra que 2016 é um ano histórico porque marca a aprovação ou não de todo o trabalho que o PMDB vem realizando nos últimos anos. Claro, espera-se a aprovação nas urnas com a reeleição de Faria.

PIKE

Apesar de todo o fetiche que os políticos fazem em relação pra que lado o Pike corta, todo mundo aposta que o casamento é com Passos e não tem mais choro.

 

 



lllll.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina