Psicologia é autorizado pelo MEC com nota 5 na UCEFF Itapiranga

Nos dias 14 e 15 de junho a UCEFF Itapiranga recebeu visita in loco do Ministério da Educação para oferta do curso de Psicologia na modalidade presencial. A pró-reitora, Alexandra Raffaelli, destaca que são três pilares avaliados pelo MEC: o Projeto Político Pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura física da instituição.

Para Alexandra, a composição da Nota 5 revela o resultado de um trabalho efetivo em equipe. "É preciso enaltecer o trabalho de todos no sentido de estarem preparados e comprometidos com um curso que fará toda a diferença para Itapiranga e região, evidenciado para a Comissão do MEC que as condições de ensino, pesquisa e extensão estão presentes".

Já o reitor, Leandro Sorgato, diz que "a avaliação com nota máxima é fruto do trabalho de toda a equipe de professores e colaboradores, sempre focados no melhor para os estudantes, destaca que as últimas avaliações foram nota máxima". "A excelente infraestrutura existente no campus aliada aos profissionais que aqui atuam, dá a garantia de ótimas avaliações pelo MEC", destaca Sorgato. "Nas próximas semanas a UCEFF receberá mais avaliações presenciais do Ministério da Educação, a exemplo desta de Psicologia", lembra o reitor.

A importância de um curso de Psicologia para Itapiranga e região é muito expressiva, comenta o coordenador, professor Domingos Palma. "De forma geral, e tradicionalmente falando, a Psicologia é um curso ligado diretamente com a saúde mental e bem-estar das pessoas. Durante todo o curso, o nosso acadêmico trabalhará em entender como as pessoas são psicologicamente e como elas podem se tornar pessoas mais felizes, produtivas e realizadas. O profissional de psicologia pode atuar numa gama infindável de possibilidades que são imediatamente absorvidas pelo mercado na atualidade. A comunidade ganha expressivamente com os profissionais formados, pois estes irão ocupar espaços necessários para a promoção da saúde. Especificamente num momento como esse que estamos vivendo. Todos nós estamos passando por momentos muito difíceis em virtude da pandemia. Nunca na nossa história houve tantos casos de depressão e suicídio. O profissional da Psicologia é chamado para amenizar o sofrimento e ajudar as pessoas que estão sofrendo. As pessoas devem ser felizes e realizadas nas suas vidas. Mas não podemos esquecer também que um profissional de psicologia atua no sentido de buscar o bem-estar, antes que surja a doença. A prevenção pode salvar muitas vidas".

Domingos salienta que o profissional de psicologia tem como prerrogativa promover o bem-estar e favorecer a saúde integral, uma vez que, as pessoas estando bem psicologicamente se relacionam melhor, praticam esportes, tomam decisões sábias e são mais resilientes. "Parabéns Itapiranga e região, grandes profissionais da Psicologia nascerão da UCEFF e promoverão a saúde de todos", desejou o coordenador.

O curso de Psicologia aprovado, terá duas ênfases: uma voltada a gestão e outra focada em saúde. A matriz curricular prevê 4.400 horas para o curso de Bacharelado e 1.180 horas para a Licenciatura em Psicologia. A comunidade acadêmica está de parabéns. "Aproveito o momento para agradecer o empenho de toda a equipe, gratidão", agradece a pró-reitora Alexandra. A previsão é de que a UCEFF Itapiranga comece a oferecer a graduação em Psicologia a partir de 2022. Na UCEFF Chapecó, o curso já está no quinto semestre.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para Psicologia é bem vasto e vai muito além da prática clínica que é tão conhecida. O profissional que escolhe essa carreira pode optar por atuar em diversos segmentos, o que inclui o ambiente empresarial e até mesmo o trabalho de pesquisas.

Clínica

Nesse caso, o profissional faz acompanhamento terapêutico de pessoas que chegam ao consultório com alguma queixa psicológica, emocional ou comportamental. O objetivo é promover autoconhecimento, mudanças e alcance do equilíbrio, a fim de trazer alívio ao paciente e lidar com seus conflitos e desafios.

Educacional

Nessa área de atuação, o psicólogo pode trabalhar em duas frentes: acompanhar de perto os alunos e identificar quaisquer problemas (como dificuldade de aprendizado e problemas psicoemocionais); aplicar testes vocacionais com o objetivo de ajudar os alunos a encontrar a carreira com a qual eles têm mais afinidade. É muito comum durante o ensino médio.

Hospitalar

Aqui, em vez da clínica, o profissional trabalha em hospitais com o objetivo de prestar apoio aos pacientes e seus familiares. A pressão emocional, no entanto, é bem maior, uma vez que o psicólogo precisa lidar com processos de reabilitação ou mesmo tratamentos mais difíceis (que, por vezes, têm apenas o objetivo de trazer conforto para os últimos momentos do paciente).

Social

Nessa área, o psicólogo atua com pacientes que estão em situação de vulnerabilidade, como é o caso de crianças vítimas de violência doméstica e idosos em asilos. Também pode trabalhar na recuperação de detentos nas penitenciárias.

Organizacional

Essa também é uma área da Psicologia muito demandada. Nela, os profissionais trabalham na área de recursos humanos, especialmente com o recrutamento e seleção de candidatos para as vagas abertas.

O objetivo é identificar o perfil profissional ideal para exercer as funções na empresa. Então, o psicólogo contribui para identificar e encontrar as pessoas certas para a empresa, de forma que elas tenham identificação com os valores empresariais e possam trazer bons resultados para o negócio.

Além dessa atuação, há a parte de gestão voltada para o clima organizacional e desenvolvimento de competências.

Neuropsicologia

A neuropsicologia é uma área relativamente nova e, como o nome sugere, une conceitos da neurologia e da Psicologia. O objetivo é entender melhor o desenvolvimento cognitivo e os processos mentais de um ser humano. Com esse conhecimento, o profissional passa a estudar a relação entre o funcionamento cerebral e os aspectos psicológicos dos pacientes. Assim, ele pode avaliar as funções cerebrais e identificar como elas podem afetar os comportamentos.

Trânsito

A Psicologia do trânsito visa aplicar testes em quem está fazendo o processo para obter ou renovar a carteira de motorista. Indo além, o profissional também pode fazer análises comportamentais e até mesmo auxiliar aqueles que passaram por alguma situação que gerou estresse pós-traumático (como acidentes). Já existem especializações voltadas para a área de Psicologia do Trânsito.



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907