São João do Oeste

ACISJO e entidades preparam programação do Tempo de Natal

A sexta edição do Tempo de Natal (Weinachtszeit) já começa a tomar forma em São João do Oeste. Uma comissão formada por voluntários da Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste (ACISJO) e membros de outras entidades, já estão trabalhando para a edição de 2021 das festividades do Natal. As atrações iniciam dia 27 de novembro e estendem-se até o dia 27 de dezembro.

Reuniões vêm acontecendo de forma remota desde o mês de maio. Nos próximos dias deverá ser definida a programação oficial. O evento conta com o patrocínio das empresas do município e de entidades como a ACASJO e a Orquestra que possuem o apoio da municipalidade.

De acordo com a coordenadora do evento, Anelise Kaufmann Meier, o objetivo do Natal vai muito além do lado comercial das festividades. A intenção é manter a tradição das casas enfeitadas, das músicas alegres e natalinas nos dias que antecedem o Natal, das bolachas caseiras, das histórias de Natal de antigamente, das confraternizações familiares, dos atos de solidariedade e ajuda ao próximo, que são elementos essenciais para o espírito de Natal.

"Temos um desafio pela frente, como voluntários dedicamos tempo extra, fora das nossas atividades profissionais para dar vida e forma ao Natal de nossa cidade. Nosso envolvimento não pode ser medido, pois sem dúvida todos os envolvidos o fazem por muito amor a esta data tão especial. Desde o primeiro encontro até o último evento, somamos muitas horas, que são recompensados com os sorrisos no rosto das crianças e com o brilho nos olhos das pessoas mais velhas", destaca Anelise.

Segundo a coordenadora do evento, em 2020 foi necessária a reinvenção para trazer um Natal totalmente inovador, com atrações que não necessitassem a presença de público em apenas um lugar. Ela acrescenta que algumas das atrações farão parte do Weinachtszeit deste ano, como o tradicional Festival dos Pinheiros, com o apoio e realização por parte do comércio local.

"Será um dia para convidar funcionários e familiares para participarem do embelezamento da rua Santa Cruz, uma das tradições do evento, pois dá o ponta pé inicial às festividades", destaca.

Desfile pelas ruas

Outro evento já confirmado será o desfile pelas ruas de São João do Oeste, incluindo as comunidades de Cristo Rei e Beato Roque, que são contempladas com o desfile de Natal, pois a entidade possui associados nestes locais.

"No ano passado o desfile contemplou apenas algumas ruas, pois por conta da pandemia fomos cautelosos em não chamar a população até a praça para não causarmos aglomerações ou outros contratempos, esperamos que neste ano, diferente do ano passado, o público possa se deslocar até as ruas contempladas para prestigiar o desfile natalino, que com certeza terá muita luz e cor", destaca Anelise.

Atrações

Conforme a coordenadora, o Decora e Ilumina São João terá um novo formato e o Me Liga Papai Noel terá a segunda edição. Ela lembra que no ano passado o Papai Noel, através de videochamadas, entrou em contato com mais de 150 crianças na semana que antecedia o Natal.

Anelise Kaufmann Meier acrescenta que a Orquestra Clave de Sol terá participação mais que especial nesta edição. "Para este ano o maestro Henrique Drebel novamente está preparando uma apresentação de encher os sãojoestinos de orgulho. A realização de uma noite especial com música e dança também está sendo estudada pela comissão e pela ACASJO, mas tudo ainda passa por estudo para ver a viabilidade da realização".

Campanha Movimenta São João

Dentro do mês de festividades do Natal ocorre a realização dos dois últimos sorteios da campanha Movimenta São João.


Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907