Formatura presencial da Medicina Veterinária marca retorno gradativo de eventos

Assessoria de Comunicação

Neste sábado, 3 de junho, a UCEFF realizou formatura presencial do curso de Medicina Veterinária, turma 19B. O evento, com pouca participação de familiares, marcou o retorno gradativo das formaturas presenciais, que estavam suspensas por um longo período. Conforme a pró-reitora acadêmica, professora Alexandra Raffaelli, ainda temos algumas pendências de turmas de 2020/2, que estão aguardando para realização da formatura presencial para registro em fotos e vídeo.

A pró-reitora acadêmica aproveitou o momento para ressaltar o empenho e a dedicação dos professores, que não mediram esforços para conduzir as atividades de ensino remoto em meio aos desafios e enfrentamentos diante de um ano tão diferente e difícil. "O momento pediu reinvenção, adaptação e determinação e graças ao comprometimento de cada um, a UCEFF pôde levar adiante sua missão de continuar oferecendo ensino, pesquisa e extensão, obrigada professores. Tenho certeza que vocês nesses anos, e em especial neste último ano, eternizaram-se na vida de cada um de seus estudantes. Este ano que passou, o 2021 que já está na metade, nos ensinou muito sobre afastar-se de quem amamos, afastar-se para cuidar. Sei, queridos médicos veterinários, que não foi um final de curso fácil e acredito que jamais será esquecido. Porém, se estamos aqui neste momento único é preciso agradecer. Agradecer pela saúde, agradecer aos seus maiores tesouros os pais, avós e familiares que incentivaram e renunciaram muitas coisas para que hoje vocês possam voltar para casa médicos. Tenho certeza que desde pequenos o amor pelos animais já anunciava o que essa noite se concretiza, brilhem", desejou a professora.

As oradoras Janine da Silva e Jaciara Luiza Piaia fizeram uma retrospectiva do período de estudantes, desde a entrada no curso em 2016, até a formatura, lembrando com ênfase de diversas passagens. Aproveitaram também o momento para agradecer. "Todos sabíamos que o caminho escolhido seria longo, exigindo esforço, dedicação e muito sacrifício, mas com a certeza de que no final valeria a pena, a certeza do sonho seria o suficiente para suportar todas as dificuldades e obstáculos encontrados pelo caminho. Somos grandes sonhadores, vislumbrando um mundo repleto de conquistas a ser desbravado. Nesta noite, nosso coração é tomado pela emoção e alegria por realizar este sonho. Nenhum chegou aqui e chega a lugar algum sem ajuda. Muitos desistiram desta caminhada. E nós quantas vezes pensamos em desistir? Mas persistimos e hoje estamos aqui porque podemos contar com o apoio dos familiares e um cuidado especial de Deus. Cada um de nós sabe o quanto tivemos que nos esforçar, para que hoje pudéssemos passar pela linha de chegada, e também sabemos que sem algumas pessoas nada disso teria se tornado realidade", lembraram as oradoras.

Já a paraninfa, professora Milena Tomasi Bassani, durante sua mensagem assim se expressou: "Impossível o meu discurso não se referir a frustração do último semestre letivo do curso, onde a fantasia das festas de despedida do nono, a escolha dos professores homenageados, os churrascos, as fotos, deram lugar a incerteza até de conseguirem um estágio final. Várias foram as mensagens de acadêmicos desesperados por falta de resposta, por medo de não conseguirem se formar, por medo do incerto e das incertezas. Quando olhamos para trás e lembramos das pipocas, da sopa, da mímica, do hambúrguer, da semana acadêmica, do violão, da cantoria, dos choros, das notas, dos exames, do final do semestre nos parece tão distante, mas foi ontem...foi ali...foi vivido.... foi intenso. Cada um de vocês sabe o que ficou e o que leva no coração desses 5 anos, sabe o que deve ser lembrado e o que deve ser jogado fora. A pandemia nos mostra como é frágil a nossa expectativa, como vivemos esperando pelo dia certo para viver, para sentir e para amar. Coloca em dúvida as nossas certezas e a falsa estabilidade que estamos no caminho certo ou no melhor caminho".

A cerimônia foi presidida pela pró-reitora e acompanhada pela paraninfa da turma, professora Milena Tomasi Bassani; patrono professor Anderson Douglas Kummer; amiga da turma professora Vanessa Bridi Centenaro. Também foram homenageados os professores Ramiro Martins Bonotto, como nome da turma, e Jefferson Pires, porém não puderam participar presencialmente. O juramento foi proferido pela colega Marieli Canabarro, enquanto a oratória ficou por conta das médicas veterinárias Janine da Silva e Jaciara Luiza Piaia, que também recebeu o troféu de melhor aluna da turma.

Colaram grau: Alessandra Follmann, Jaciara Luiza Piaia, Janine da Silva, Jeanderson Alves da Silva, Júlia Falcade Wink, Kassiani Maiara Piaia, Marieli Canabarro, Romel Leonardo Konzen, e Talia Fernanda Milani.



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907