Em três dias, Bombeiros atendem 44 ocorrências de queimadas

O Corpo de Bombeiros Militar responsável pelo atendimento na região Extremo Oeste Catarinense, atendeu 44 ocorrências de incêndio no período entre a última sexta-feira (20) e domingo (23/08). A maior parte, de incêndios em vegetação. "É importante destacar que a região está saindo de um período de geadas, em que a mata ficou muito seca e o ar seco, aliado às altas temperaturas, o que favorece o surgimento desse tipo de ocorrência, que além de destruir a vegetação e causar morte de animais, pode causar prejuízos financeiros e, até mesmo, colocar em risco a vida de pessoas", detalham os Bombeiros.

Sabendo que prevenir é sempre a melhor opção, confira algumas dicas para evitar incêndios em vegetação:

- Nunca jogue bitucas de cigarro nas rodovias ou em locais inapropriados, pois além de poluir o meio ambiente podem causar grandes incêndios.

- Evite fazer queimadas em lavouras, sem autorização do órgão ambiental. E, se permitido, não faça próximo a redes elétricas, nem em dias quentes, secos ou com ventos fortes. 

- Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças.

- Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por máquinas e plantio direto.

Vale ressaltar que combater um incêndio florestal não é tarefa fácil, exige treinamento e equipamentos de segurança, nestes casos é muito importante acionar o Corpo de Bombeiros Militar por meio do telefone de emergência 193.

Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907