ITAPIRANGA

Clínica Odontológica da UCEFF atende 155 pacientes da região

Assessoria de Comunicação

Os acadêmicos do curso de Odontologia da UCEFF Itapiranga iniciaram há dois semestres os atendimentos à população regional. De acordo com a coordenadora do curso, professora Marina Vidal, só no primeiro semestre deste ano foram atendidos 155 pacientes na Clínica de Odontologia.

"Realizamos procedimentos que envolvem as áreas de dentística, periodontia e cirurgia", destaca a coordenadora. Os alunos, sob a supervisão dos professores, realizaram: profilaxia e raspagem dental; aumento de coroa clínica; orientação de higiene oral; remoção de cáries, restaurações; ajuste de próteses; extrações dentárias e atendimentos de urgência e emergência.

Para a acadêmica do 5º semestre, Danieli Brites da Luz, a experiência na Clínica Odontológica é gratificante. "Desde o início, quando fizemos práticas na Clínica entre nós colegas, com todo equipamento disponível foi muito bom para nosso aprendizado e prática clínica. Quando iniciamos os atendimentos com pessoas da cidade e região, foi uma sensação de ansiedade e medo, mas depois do primeiro dia o sentimento só melhorou. Sentir que você está cuidando de um paciente, o deixando mais feliz, deixa todos nós (acadêmicos) mais felizes e satisfeitos. Muitos chegam à Clínica e dizem ter medo de dentista, e nós sempre tentamos explicar todos os procedimentos, tudo que será feito, para acalmá-los. Nosso contato é direto com o paciente coletando inicialmente todos os dados para um tratamento seguro e sem riscos, desta forma criando um vínculo com eles. Fizemos tudo isso atendendo as normas de biossegurança, como por exemplo, usar apenas roupas brancas, jalecos e equipamentos de proteção individual", explica a aluna.

O professor Edemar Fronchetti Júnior destaca a evolução rápida no aprendizado dos acadêmicos. "Observamos um empenho e dedicação muito grande na clínica de cirurgia. O balanço deste primeiro semestre mostra um resultado muito positivo", enfatiza o professor.

Já a professora do curso, Marina Jung, também ressalta a evolução dos alunos nos atendimentos. "Eles passaram a atender com muito mais segurança, se comparado ao início do semestre. Os professores se esforçam muito para que os acadêmicos tenham uma base teórica muito sólida e realizem vários procedimentos nos laboratórios em manequins, a fim de que quando vão na clínica possam desenvolver o melhor atendimento possível à comunidade. Vale também ressaltar a excelente estrutura oferecida pela UCEFF, com materiais de ponta, que tornam os atendimentos de excelente qualidade".

A coordenadora do curso, professora Marina Vidal, pontua que os atendimentos realizados sempre respeitam a individualidade dos pacientes. "Quando os pacientes chegam nas nossas dependências, os alunos planejam o tratamento de forma individualizada. Após, o tratamento é discutido com o paciente e com os professores e só então é realizado. É muito gratificante receber o retorno positivo dos pacientes sobre os atendimentos dos nossos alunos".


Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907