CORONAVÍRUS

Mais de 45 mil pessoas não tomaram a segunda dose em Santa Catarina

Dos 295 municípios do estado, 45,5 mil pessoas não compareceram no período recomendado

RCN

Conforme estimativa da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, com base na distribuição de doses da vacina contra a Covid-19 aos 295 municípios catarinenses, 45,5 mil pessoas ainda não receberam a segunda dose da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, dentro do intervalo recomendado que é de, no máximo, 28 dias.

No caso da vacina Astrazeneca, como a primeira remessa recebida pelo estado foi no dia 24 de janeiro, as pessoas que tomaram a primeira dose desta vacina ainda estão dentro do intervalo recomendado para a aplicação da segunda dose, tendo em vista que o intervalo é de três meses entre a primeira e a segunda dose.

Considerando que essa situação pode estar relacionada ao registro das informações, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) orientou às equipes regionais e municipais sobre a necessidade de manter o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) atualizado. Além disso, é necessário realizar a busca ativa das pessoas que não compareceram para o recebimento da segunda dose.

Vale salientar que ambas as vacinas necessitam de duas doses para uma proteção contra a doença. Assim, é fundamental que as pessoas que já receberam a primeira dose estejam atentas à data agendada para o recebimento da segunda dose.

Novas doses da Coronavac e AstraZeneca

Santa Catarina recebeu mais um lote de vacinas da Coronavac e da AstraZeneca/Fiocruz. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), serão 82 mil doses da Coronavac e 141 mil doses da AstraZeneca, que serão destinadas à cobertura vacinal de idosos entre 65 e 69 anos, trabalhadores da saúde, forças de segurança, e aplicação da segunda dose.

A previsão da SES é de que a distribuição inicie ainda nesta quinta-feira. Até agora, o Estado já recebeu 1,47 milhão de doses do Ministério da Saúde. A maioria (1,2 milhão) é da Coronavac e outra parcela da AstraZeneca (230 mil). Do total, foram aplicadas 1,05 milhão, cerca de 71,7% do total.


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907