Balneário Piçarras prepara inauguração da Praça das Baleias

A criação faz alusão a recente temporada de migração de baleias da espécie franca e jubarte – que vieram em número recorde no ano passado

FELIPE FRANCO. JORNALISTA
sitePraça das Baleias (1).jpg
Foto: FELIPE FRANCO, JORNAL DO COMÉRCIO
“Balneário Piçarras tem o privilégio de ser escolhida por essas fantásticas criaturas para reproduzir e amamentar seus filhotes"

O Governo Municipal de Balneário Piçarras inaugura neste domingo, 30, às 15h, a Praça das Baleias. Com duas esculturas em tamanho real de baleias da espécie franca austral, mãe e filha serão as atrações principais do novo espaço turístico lapidado bem em frente ao Molhe Norte (descida da Avenida Getúlio Vargas). A proposta as gigantes do oceano como símbolo das riquezas naturais da cidade.

A criação faz alusão a recente temporada de migração de baleias da espécie franca e jubarte – que no inverno passado registrou número histórico de avistamentos ao longo do horizonte piçarrense. “No inverno de 2021, as aleias jubarte e franca foram presenças ilustres em Balneário Piçarras”, detalha a presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras, Rosemeri Bona. A logomarca do Bandeira Azul de Balneário Piçarras, por exemplo, já remete às baleias.

A Instalação de um enorme letreiro “Sou # Balneário Piçarras”, a montagem de três pergolados em eucalipto tratado, o plantio de trepadeiras e mais três palmeiras de seis metros também irão formar a atração – que faz parte do Programa Bandeira Azul, que este ano certifica 3,2 quilômetros da praia de Balneário Piçarras, o maior trecho dentre dos os balneários certificados nesta temporada.

“Balneário Piçarras tem o privilégio de ser escolhida por essas fantásticas criaturas para reproduzir e amamentar seus filhotes. Haverá um totem, junto à escultura, explicando à população e aos turistas a relação das baleias com nosso município”, acrescenta Rosemeri. A obra será finamente pintada pelo artista Fox Malinoski, grafiteiro desde 2005, que já realizou intervenções artísticas em vários países da América Latina.

“O resultado são animais lindíssimos e pictóricos, criados com seu traço peculiar. Em Balneário Piçarras, Fox trará para sua arte a biodiversidade local, unindo com maestria a cultura, o meio ambiente e o turismo”, detalha a presidente do IMP, enriquecendo ainda que esse projeto deve marcar o início de outras ações voltadas ao respeito e proteção às baleias – que visitam a cidade entre junho e setembro.

“Certamente será um marco na cidade. Não apenas para difusão de políticas de proteção às baleias, mas a todas as espécies que ocorrem em nosso município, em especial as ameaçadas de extinção. Para os turistas será uma atração imperdível em Balneário Piçarras, todos irão levar como lembrança as fotos na Praça das Baleias. O nome do município também será amplamente divulgado nas redes sociais pela presença do letreiro”, prevê Rosemeri.

Em específico para esta ação, o Governo Municipal teve o patrocínio da iniciativa privada, através da Vetter e Proma. “É muito importante essa parceria público-privada em prol de melhorias para o município. Estamos contentes em ver que as empresas estão dispostas a trabalhar em conjunto com o poder público, no desenvolvimento sustentável do município, atrelando o crescimento socioeconômico e turístico à preservação ambiental. A gestão integrada e participativa da praia, por meio do Programa Bandeira Azul, possibilita que todos contribuam com a evolução de Balneário Piçarras”, agradece.

ABRE ASPAS – Rosemeri Bona, presidente do IMP

JC - Qual o grande objetivo do IMP com essa Praça?

Rosemeri: O objetivo do IMP é difundir a importância da preservação ambiental e manutenção dos ecossistemas locais, bem como a conservação da praia e proteção dos oceanos. A arte que será estampada na baleia trará várias espécies de fauna e flora que ocorrem na região, como as orquídeas, a tainha, a tartatuga-verde e o tiê-sangue, um lindo pássaro vermelho identificado na região do Parque Natural Municipal do Rio Piçarras. Além disso, estarão representados o Rio Piçarras, mais relevante curso d’água do município, e as Ilhas Itacolomi, símbolo local.

Imagens








14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio