Barra Velha pede que empresários se cadastrem em sites de fomento ao turismo

Fundação pede a inclusão dos locais nos sites Viaje+Seguro SC (Governo do Estado) e Cadastur (Governo Federal), como forma de organização para retomada segura e organizada do Turismo local

FELIPE FRANCO, JORNALISTA
Beira Mar Barra Velha.jpeg
"A Fundação busca o recomeço das atividades ligadas ao setor de turismo na cidade de Barra Velha"

A Fundação de Turismo de Barra Velha vem estimulando para que os empresários locais da área turística realizem o cadastro de seus empreendimentos junto as plataformas virtuais gratuitas de estímulo à retomada segura e organizada das atividades do setor. O pedido é direcionado à inscrição oficial no Viaje+Seguro SC e no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

“A Fundação busca o recomeço das atividades ligadas ao setor de turismo na cidade de Barra Velha, sempre respeitando as medidas de segurança. Pensando nisso buscamos junto ao governo do Estado de Santa Catarina”, detalhou o presidente da Fundação, Pierre Costa. O Viaje+Seguro SC é um selo dado ao empreendimento que respeita as normas sanitárias de prevenção à Covid-19, já o Cadastur oficializa o empreendimento junto ao Ministério do Turismo.

“Pedimos a todos os seguimentos ligados ao turismo que se cadastrem nos sites, para juntos ganharmos força em nosso setor e sermos vistos a nível do Estado de Santa Catarina e também na esfera do Governo Federal. A Fundação de Turismo também está nas redes sociais como forma de promover e incentivar o turismo de nossa cidade”, reforçou Pierre. Os endereços são os seguintes: www.viajemais.sc.gov.br e www.cadastur.turismo.gov.br. Os cadastros são gratuitos.

Quanto ao Cadastur, especificamente, Pierre pontua que o pedido de inclusão vem da esfera federal. “O Ministério do Turismo está solicitando a realização do cadastro das empresas no site. O cadastro é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadores de eventos, parques temáticos, campings e guias de turismo, e é opcional para demais prestadores de serviços turísticos”, explicou. “Para o município é importante essa adesão de todo o setor turístico, para melhorar a classificação perante ao Ministério em irmos em busca de recursos e novos investimentos federais”, complementou.

Por fim, o presidente citou que a Fundação poderá auxiliar os empreendedores que possuírem dúvidas com relação ao cadastramento. “ A Secretaria do Turismo de Barra Velha está disponível para atender qualquer dúvida e para fornecer as devidas informações sobre o cadastro, através do telefone 3446-1231”, encerrou.

SELO VIAJE + SC

A saúde e a segurança sanitária passaram a ocupar lugar de destaque entre os requisitos avaliados pelos viajantes no momento de escolher um destino turístico. Pensando nisso, em Santa Catarina, há o programa Viaje+Seguro SC, para incentivar o turismo responsável em todo o estado. Os empreendimentos credenciados ao programa se comprometem a seguir as boas práticas e normas de higiene e segurança sanitária para a prevenção à Covid-19, com base nos protocolos de saúde oficiais. Os participantes serão identificados com os selos Viaje+Seguro SC e Safe Travels, este último sendo um selo internacional concedido pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), que tem respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, os visitantes poderão identificar os estabelecimentos que estão engajados nesta iniciativa, cumprindo as orientações sanitárias e ajudando a fortalecer o turismo catarinense.

CADASTUR

O cadastro no Ministério do Turismo passou a ser obrigatório, com o intuito de promover o ordenamento, a formulação e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. Quem não tem o Cadastur e trabalha com turismo, não existe oficialmente perante ao Ministério do Turismo e fica impossibilitado de formalizar convênios, receber recursos e financiamentos do Governo Federal. O Cadastur possibilita o acesso a linhas de financiamento, participação em eventos e programas de qualificação, assim como a possibilidade de trazer mais eventos para movimentar o setor na cidade.

Imagens







14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio