Biblioteca Pública Municipal de Balneário Piçarras completa 50 anos

Fundada em 1972, a Biblioteca Pública Municipal José Ferreira da Silva carrega o nome de figura pública

Biblioteca Piçarras.jpg
O nome José Ferreira da Silva foi instituído em 2004, em homenagem a um dos primeiros doares de coleções particulares de livros para o município

A Biblioteca Pública Municipal José Ferreira da Silva comemorou seu Jubileu de Ouro no último dia, 14. O primeiro meio centenário do espaço de conhecimento foi celebrado com o reconhecimento a primeira bibliotecária e também com a abertura de exposição alusiva aos cinquenta anos.

O prefeito, Tiago Baltt (MDB), e a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Iria Quintino, realizaram a entrega de certificado de reconhecimento a Mailde Ladewig, a primeira bibliotecária da Biblioteca Pública. Ele coordenou o acervo entre 1974 e 1983 e entre 1993 e 1996.  Atuante em diversos setores da Prefeitura, Mailde trabalhou ainda como orientadora pedagógica, diretora do CIEF e da Escola Monteiro Lobato.

Outra ação volta a celebrar a data é a exposição “50 anos da Biblioteca Pública Municipal José Ferreira da Silva”. Ela permanecerá aberta à visitação durante todo o mês de janeiro e inclui itens históricos do espaço. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O acervo está localizado no Centro Cultural Luiz Telles, onde uma exposição detalha a história da instituição de uma biblioteca em Balneário Piçarras desde a década de 1940.

O nome José Ferreira da Silva foi instituído em 2004, em homenagem a um dos primeiros doares de coleções particulares de livros para o município. Ele chegou a ocupar uma cadeira da Academia Catarinense de Letras e publicou 20 obras literárias.

A primeira sede da biblioteca funcionou em um espaço cedido pela Sociedade Amigos de Piçarras (SAP). Posteriormente, foi localizada junto à Prefeitura e em anexo a escola CIEF, entre outros. A localização atual em anexo ao Centro Cultural Luiz Telles, na Avenida Getúlio Vargas, número 1.113, é a mesma desde 2013. A Biblioteca conta hoje com 12.100 livros, cerca de 2 mil usuários cadastrados e, em média, o empréstimo de 150 títulos por mês.

Imagens








14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio