Morro do Cristo de Barra Velha passa por revitalização artística

O artista plástico de Joinville, Ademar Cesar – junto de sua equipe – vem lapidando obras de artes no entorno do revitalizado ponto turístico de Barra Velha; “coisas que tornam Barra Velha especial”

FELIPE FRANCO, JORNALISTA
siteRevitalização Morro do Cristo BV (77).jpg
Foto: FELIPE FRANCO, JORNAL DO COMÉRCIO
“Esse é um dos pontos turísticos mais visitados de Barra Velha e agora volta a ganhar vida com esse trabalho."

O turístico Morro do Cristo, em Barra Velha, está passando por uma completa e artística revitalização. Toda estrutura já foi repintada, incluindo as réplicas do Cristo Redentor – erguidas em um dos pontos mais altos da cidade. Agora, o artista plástico Ademar Cesar, e sua equipe, trabalha na lapidação de coloridos traços únicos voltados a enaltecer todo potencial turístico da cidade.

“Esse é um dos pontos turísticos mais visitados de Barra Velha e agora volta a ganhar vida com esse trabalho. Já concluímos a revitalização do espaço e das estátuas, que ganharam uma pintura especial de maior durabilidade. Agora, o Ademar Cesar vai deixar seu DNA artístico. Pedimos a ele para fortalecer nossa identidade cultural e turística”, explica o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Cultura e Esporte (Fumtec), Pierre Costa.

O trabalho entrou em sua segunda etapa no último dia 12. O artista plástico de Joinville, Ademar Cesar, a auxiliar e coordenadora, Jane dos Santos, e o auxiliar, Ari dos Santos, esperam concluir o inspiratório trabalho dentro de 20 dias laborados. “Estamos criando essa arte muralista para embelezar ainda mais o lugar. O tema deste trabalho são as coisas que tornam Barra Velha um local especial”, detalha Ademar.

As questões naturais, culturais e turísticas da cidade estão ganhando o foco principal dos pincéis manuseados pela equipe do artista plástico. “Estamos fortalecendo a pesca, o turismo... Na entrada, pintamos pessoas de braços abertos, para fortalecer o sentimento de receptividade – denotar que a cidade recebe as pessoas de braços abertos”, acrescenta o joinvillense, que desde 2003 trabalha profissionalmente na área.

O trabalho está sendo desenvolvido com uma paleta de cores exclusivas, desenvolvidas sobre uma tinta acrílica de alta qualidade. Ademar – que em 2020 recebeu o título de Reconhecimento Internacional pela Organização Cultural Brasil América Latina (OCBAL), por sua trajetória artística – acredita que o trabalho não precisará de manutenção pelos próximos quatros anos.

A coordenadora do trabalho, Jane dos Santos, observa que trabalho vai valorizar o sentimento de pertencimento local. “A gente usa a arte como forma de poder contribuir com o desenvolvimento da cidade, seja na educação ou no fomento ao turismo, na formação da cidade. Ficamos muito agradecidos por poder desenvolver esse trabalho, pois sabemos que a arte consegue contribuir com o coletivo. Estamos fazendo parte da história”.

Além da revitalização do Morro do Cristo, a equipe de Ademar Cesar desenvolve pinturas nas escolas municipais. Cada escola receberá uma obra interna e externa. Internamente, a criação remeterá à identidade da unidade de ensino. Externamente, à cidade. “Esse é o nosso projeto principal, o Arte para Educar. Nós acreditamos que a arte auxilia na formação do ser. A gente tem uma preocupação com isso. Não é somente pintar e ir embora. É precisa deixar uma mensagem”, encerra Jane.








14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio