Praça das Baleias tem inauguração adiada por conta da chuva

“Devido a imprevistos ocasionados pelas chuvas durante o período de restauração e pintura das baleias, a inauguração da Praça das Baleias está cancelada. Em breve divulgaremos uma nova data”

FELIPE FRANCO, JORNALISTA
sitePrraça das Baleias (2).jpg
Foto: FELIPE FRANCO, JORNAL DO COMÉRCIO
A obra será finamente pintada pelo artista Fox Malinoski,

A Prefeitura de Balneário Piçarras comunicou no início da noite desta sexta-feira, 28, o adiamento da inauguração da Praça das Baleias – ato previsto para a tarde do próximo domingo, 30. As intensas chuvas atrasaram as obras, especialmente da pintura especial que irão cobrir as duas baleias da espécie franca austral, criados em tamanho real para o novo equipamento turístico da cidade.

“Devido a imprevistos ocasionados pelas chuvas durante o período de restauração e pintura das baleias, a inauguração da Praça das Baleias está cancelada. Em breve divulgaremos uma nova data”, afirma comunicado assinado pela presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), Rosemeri Bona. A praça vem sendo construída ao pé do Molhe Norte (descida da Avenida Getúlio Vargas), e torna a gigante do mar o símbolo natural da cidade.

A criação faz alusão a recente temporada de migração de baleias da espécie franca e jubarte – que no inverno passado registrou número histórico de avistamentos ao longo do horizonte piçarrense. “No inverno de 2021, as aleias jubarte e franca foram presenças ilustres em Balneário Piçarras”, detalha a presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras, Rosemeri Bona. A logomarca do Bandeira Azul de Balneário Piçarras, por exemplo, já remete às baleias.

A Instalação de um enorme letreiro “Sou # Balneário Piçarras”, a montagem de três pergolados em eucalipto tratado, o plantio de trepadeiras e mais três palmeiras de seis metros também irão formar a atração – que faz parte do Programa Bandeira Azul, que este ano certifica 3,2 quilômetros da praia de Balneário Piçarras, o maior trecho dentre dos os balneários certificados nesta temporada.

“É mais um equipamento de divulgação de Balneário Piçarras, que recebemos, para que fosse feito o melhor proveito possível. A estrutura terá relevância nos quesitos de representatividade que as baleias tiveram em sua última passagem pela região”, destaca o secretário de Turismo, Lávio Dalfovo.

“Balneário Piçarras tem o privilégio de ser escolhida por essas fantásticas criaturas para reproduzir e amamentar seus filhotes. Haverá um totem, junto à escultura, explicando à população e aos turistas a relação das baleias com nosso município”, acrescenta Rosemeri. A obra será finamente pintada pelo artista Fox Malinoski, grafiteiro desde 2005, que já realizou intervenções artísticas em vários países da América Latina.

“O resultado são animais lindíssimos e pictóricos, criados com seu traço peculiar. Em Balneário Piçarras, Fox trará para sua arte a biodiversidade local, unindo com maestria a cultura, o meio ambiente e o turismo”, detalha a presidente do IMP, enriquecendo ainda que esse projeto deve marcar o início de outras ações voltadas ao respeito e proteção às baleias – que visitam a cidade entre junho e setembro.

Imagens








14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio