Banhista é salvo após rápida ação de guarda-vidas, em Balneário Piçarras

Neste domingo, na região norte da orla, o banhista se afogou e teve duas paradas respiratórias – revertidas pelos socorristas; a ação contou com o apoio do helicóptero Arcanjo 3, dos Bombeiros

FELIPE FRANCO, JORNALISTA
2.JPG
Foto: CBM BALNEÁRIO PIÇARRAS
Ação ocorreu por volta das 12h15, na região do Posto Guarda-Vidas 6

O Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina salvou neste domingo, 23, a vida de um banhista que havia se afogado na praia de Balneário Piçarras – na região norte da orla. Durante o resgate, o homem teve duas paradas respiratórias, revertidas durante o salvamento na areia da praia e durante seu transporte aéreo até o hospital, feito com o helicóptero da corporação.

Segundo os Bombeiros, o banhista foi socorrido pelos guarda-vidas Antônio e Martin, e apresentava o grau 3 de afogamento (quando há aspiração de grande quantidade de água). Rapidamente o quadro evolui para o grau 6 (parada cardiorrespiratória). Enquanto iniciaram as manobras de recuperação, os guarda-vidas solicitaram reforço.

Três médicas e uma enfermeira, que veraneavam no local, deram aporte ao trabalho de recuperação. “Após os cinco ciclos de RCP (reanimação cardiorrespiratória), o paciente apresentou sinais vitais, permanecendo assim até a chegada do Arcanjo 03, que conta com equipe médica e realizaram os demais procedimentos para estabilizar o paciente”, pontua a corporação.

Durante o trajeto da orla até o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, o banhista “sofreu uma segunda PCR (parada cardiorrespiratória), sendo revertida”, frisou a corporação. Segundo os guarda-vidas, o banhista foi levado por uma corrente de retorno, por volta das 12h15. Eles avistaram a situação durante as rondas preventivas ao longo da orla.

 

Imagens








14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio