Balneário Piçarras cria Centro de Testagem Rápida para Covid-19

Centro foi instalado na Câmara de Vereadores e funciona da 8h às 12h; um segundo Centro abrirá no sábado, dia 15, ao lado do container da Fundação Municipal de Cultura

Centro de Testes.JPG
“Há pessoas que podem estar transmitindo a doença de forma silenciosa.

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras anunciou a ampliação da testagem em pacientes com suspeitas do coronavírus – especialmente para situações assintomáticas. Um centro de testes foi criado na Câmara de Vereadores (Avenida Emanoel Pinto, 48 – ao lado do Ginásio Municipal) e funciona matinalmente das 8h às 12h.

“Há pessoas que podem estar transmitindo a doença de forma silenciosa. Essa ação é importante para amenizar a cadeia de transmissão do vírus, já que possibilita o isolamento do paciente portador do vírus que não seria isolado por não apresentar sintomas”, enfatiza a enfermeira técnica responsável pelo Centro de Triagem Covid-19, Milena Castro.

O teste realizado é do tipo Antígeno (swab nasal), que é um exame imunológico rápido, avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado poderá diagnosticar infecção viral atual, mas não detectar os anticorpos adquiridos. O resultado sai em até 15 minutos. Para realizar o teste, é necessário portar Cartão Nacional do SUS e/ou CPF.

Segundo os profissionais da Saúde, a infecção pelo novo coronavírus não vem necessariamente acompanhada por sintomas. Em outras palavras, você pode pegar o vírus e não apresentar tosse, dor de garganta ou febre, por exemplo. Essas pessoas com o vírus, mas sem sintomas, são chamadas de assintomáticos.

Um segundo centro de testagens será aberto no próximo sábado, 15, ao lado do contêiner da Fundação Cultural na Beira-mar, na Avenida José Temístocles de Macedo (a beira mar). O atendimento começa no sábado, também às 8h. A ação tem como base a crescente de casos em Balneário Piçarras.

Pacientes com sintomas intensos e característicos de coronavírus, ou influenza, devem procurar o Centro de Triagem de Covid-19, que está situado aos fundos do Pronto Atendimento 24h.








14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio