palhocense.jpg

As imagens da ressaca

IMG_9909Resultado.JPG

O repórter fotográfico Norberto Machado percorreu as praias do Sul de Palhoça captando as imagens de uma geografia transformada após a ressaca que atingiu o litoral do município nos últimos dias.
O mar andou agitado no nosso litoral nos últimos dias, com ondas de até quatro metros em áreas mais afastadas da costa – até praias que costumam ser tranquilas apresentaram grandes ondulações. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, isso aconteceu devido à presença de um intenso centro de alta pressão, em conjunto com um padrão de circulação de ventos de um ciclone extratropical. Os ventos na Grande Florianópolis chegaram a 80km/h no domingo (13).
Os mais aventureiros aproveitaram para cair na água e surfar, mas muita gente preferiu a cautela. Especialmente os pescadores. O mar estava totalmente desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações. “Todo mundo levou os barcos para a Passagem do Maciambu e deixaram no canal, perto do Morro dos Cavalos, por causa da ressaca aqui. Lá é mais calmo. Já aconteceu de embarcações irem ao fundo por causa do mau tempo, e desta vez foi avisado e todo mundo tirou”, comentou o pescador Eronei Benedetti Machado.
O mar modificou a paisagem na Ponta do Papagaio, que registrou grandes barrancos de areia, escavados pela água. Detritos dos estragos provocados pela água eram perceptíveis em todo o nosso litoral. Até animais mortos apareceram na areia. Na Pinheira, contraste: maré baixa na praia de Baixo e maré alta na Praia de Cima.
Havia fotos e vídeos circulando na internet indicando um recuo exagerado do mar no Uruguai. As pessoas ficaram com medo de um tsunami, mas as imagens eram antigas. A Defesa Civil explica que o recuo da maré foi provocado pelo vento de nordeste e o efeito da rotação da Terra, que desviava as correntes marítimas para a esquerda do vento, fazendo com que as águas oceânicas recuassem.

 




logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina